Site icon Seu Dinheiro

Governo divulga resultados individuais do “Enem dos Concursos”; veja como conferir se você foi aprovado no Concurso Público Nacional Unificado

Concurso Público Nacional Unificado 2024, o Enem dos concursos

Os concurseiros chegaram à reta final e já conseguem ver a linha de chegada. Isso porque o Ministério da Gestão e da Inovação e a Fundação Cesgranrio divulgaram, nesta terça-feira (4), os resultados individuais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao todo, são 173 listas com a classificação por cargo, de todos os blocos temáticos. Os resultados foram disponibilizados na área do candidato, no site da Fundação Cesgranrio, banca organizadora do processo seletivo.

  Os candidatos do bloco temático 8, voltados para profissionais com nível médio, já podem consultar a classificação definitiva com os resultados finais.

Já para os cargos dos blocos de nível superior, que vão do 1 ao 7, foram divulgadas as listas provisórias de classificação e as listas de convocação para os cursos de formação de nove cargos.

Os candidatos amanheceram com mensagens personalizadas na caixa postal do portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br, com os resultados e convocações para o curso de formação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O acesso à mensagem está disponível somente a usuários dos níveis de segurança prata e ouro. Porém, os concurseiros também receberam mensagens com os resultados através do e-mail e do aplicativo de mensagens Whatsapp.

Na tarde desta terça-feira, ainda serão publicados oito editais com os resultados individuais no Diário Oficial da União. O governo divulgará os nomes dos candidatos, número de inscrição e cargos.

Já a lista definitiva dos aprovados nos blocos 1 ao 7 será divulgada em 28 de fevereiro.

Como acessar os resultados do “Enem dos Concursos”

Para acessar os resultados, o candidato deverá acessar o site da Fundação Cesgranrio e fazer o login através dos dados da conta Gov.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em seguida, o concurseiro deve clicar em “Listas de resultados e convocações”. A página será encaminhada para o site com os diferentes blocos. O inscrito precisará selecionar o eixo temático em que está concorrendo.

Depois, deverá selecionar o cargo e clicar em “visualizar”. A página será encaminhada para o site com os resultados, onde estarão as seguintes informações: 

Polêmica na divulgação

A divulgação dos resultados individuais pelo Ministério da Gestão ocorre em meio a polêmica. O Ministério Público Federal (MPF) chegou a sugerir a suspensão da publicação. 

O pedido foi motivado por conta de falhas no cumprimento de regras relativas às cotas raciais. Na visão do órgão, os resultados não deveriam ser divulgados até que todos os recursos administrativos fossem analisados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A polêmica surgiu após uma decisão judicial que exigiu a reintegração de candidatos que haviam sido eliminados por não terem completado todo o processo de identificação do cartão de respostas da prova.

Segundo o MPF, há indícios de que a Fundação Cesgranrio não notificou adequadamente os candidatos reintegrados, comprometendo a isonomia entre os concorrentes. “Bem como de que deixou de fundamentar adequadamente as decisões de enquadramento de candidatos nas cotas de pessoas pretas e pardas”, afirmou o órgão.

A Defensoria Pública da União (DPU) também solicitou esclarecimentos sobre possíveis irregularidades na etapa de heteroidentificação do concurso. O pedido foi formalizado por meio de ofício enviado na última quinta-feira (30), com prazo de resposta de até dois dias úteis.

O Concurso Público Nacional Unificado

O CPNU 2024 é considerado o maior concurso público já realizado no Brasil e, por ser inspirado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foi apelidado de Enem dos Concursos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O certame foi realizado em 18 de agosto do ano passado, em 218 cidades. O número de inscritos somou 2.144.397 para disputar 6.640 vagas de cargos públicos de níveis superior, médio e técnico, em 21 órgãos da administração pública federal. 

Cerca de 1 milhão de candidatos realizaram as provas objetivas e discursivas.

As remunerações dos novos servidores federais variam de R$ 3.741,84 a R$ 22.921,71. Já as vagas do concurso foram divididas em oito blocos temáticos, agrupando os cargos com áreas de atuação semelhantes.

*Com informações da Agência Brasil

Exit mobile version