Site icon Seu Dinheiro

Novo gigante na área: Fusão entre RBRF11 e RBRX11 sai do papel e cria terceiro maior hedge fund imobiliário do mercado

Fundos imobiliários, FIIs, imóveis

A incorporação dos fundos imobiliários RBR Alpha Multiestratégia (RBRF11) e o RBR Plus Multiestratégia (RBRX11) rondava o mercado desde abril, porém as negociações para a fusão começaram só em julho. Nesta sexta-feira (26), a espera pela conclusão do negócio acabou: os FIIs ganharam sinal verde dos cotistas para tirar a operação do papel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O RBRF11 anunciou que a incorporação foi aprovada em assembleia geral extraordinária (AGE). Segundo o comunicado, o processo será feito por meio da troca dos ativos do FII por cotas do RBRX11, o que levará à liquidação do fundo original.

Com isso, o RBRF11 será negociado em bolsa apenas até a próxima quinta-feira (2) e, a partir do pregão de sexta-feira (3), os papéis estarão suspensos.

Um novo gigante na área

Na época do anúncio das negociações, o BTG Pactual e o BB Investimentos avaliaram a fusão como positiva. Isso porque, apesar de o RBRF11 ser um peso-pesado no mercado, ele possui um mandato mais restrito, limitado a investimentos em Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) e cotas de outros FIIs.

A operação cria o terceiro maior hedge fund do mercado, com aproximadamente R$ 1,5 bilhão de patrimônio líquido e mais de 130 mil cotistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, os cotistas do RBRX11 podem ver dividendos mais gordos pingando na conta no longo prazo, já que o fundo passará a ter um maior poder de barganha em novas operações.

Cronograma da fusão do RBRF11 ao RBRX11

Após o fim das negociações do RBRF11 na bolsa, os cotistas terão que informar o custo médio de aquisição das cotas a partir do dia 7 de outubro, com o fim do prazo previsto para 27 de outubro. 

Os investidores devem enviar as informações por meio do Portal do Investidor, da própria B3.

A administradora do RBRF11, BTG Pactual Serviços Financeiros, destacou que a falta dos dados poderá resultar em retenção de imposto de renda (IR) maior do que o efetivamente devido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em seguida, em 11 de novembro, o fundo imobiliário vai divulgar o fator de proporção de cotas do RBRX11 para os cotistas do RBRF11. Além disso, também será publicado o valor da amortização.

Já o pagamento aos cotistas será realizado apenas no dia 1º de dezembro.

Exit mobile version