Site icon Seu Dinheiro

Fundos imobiliários: ALZR11 anuncia desdobramento de cotas e RBVA11 faz leilão de sobras; veja as regras de cada evento

Representação de fundo imobiliário negociado em bolsa

Os fundos imobiliários Alianza Trust Renda Imobiliária (ALZR11) e Rio Bravo Renda Educacional (RBVA11) anunciaram, na última terça-feira (29), eventos que envolvem a disposição das suas cotas na bolsa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta quarta (30), o RBVA11 realiza um leilão de sobras das suas cotas, depois de ter distribuído cotas aos seus investidores em razão de uma operação de aquisição de ativos.

O RBVA11 comprou, recentemente, sete imóveis do FII RBED11, que foi liquidado após a incorporação, deixando de ser negociado em bolsa.

Os cotistas do RBED11 receberam cotas do RBVA11 como pagamento, mas alguns passaram a deter frações de cotas, em vez de lotes inteiros, o que não é permitido.

Assim, essas cotas foram agrupadas e serão vendidas hoje em leilão na bolsa, a cinco minutos do fechamento do pregão do mercado à vista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Caso as ofertas não sejam contempladas em sua totalidade, registraremos via leilão as ofertas de venda nos cinco pregões consecutivos", informa comunicado ao mercado entregue pelo RBVA11 à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O valor total arrecadado com a venda das cotas fracionadas será distribuído no dia 20 de maio deste ano aos devidos cotistas do fundo, proporcionalmente às respectivas frações que detinham e foram leiloadas.

Este é um procedimento comum quando há ajustes nas posições de cotistas e acionistas com ativos negociados em bolsa.

Em geral, antes de operações de compra e venda de ativos, empresas e fundos pedem a seus investidores que vendam ou comprem mais ações/cotas a fim de que suas posições correspondam a lotes inteiros, porém nem todos o fazem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando isso ocorre, as posições fracionárias são leiloadas, e os investidores que ficaram com as frações recebem sua parte em dinheiro após o leilão.

Desdobramento de cotas do FII ALZR11

Já o fundo ALZR11 informou ontem que foi aprovado o desdobramento de cotas do fundo na razão de 1 para 10. O procedimento, que não tem impacto no valor patrimonial do fundo, será realizado na próxima segunda-feira, 5 de maio.

Cada cota detida hoje pelos cotistas do fundo será repartida de forma a totalizar dez cotas, de forma que suas posições se mantenham as mesmas, mas o preço de cada uma seja dividido por dez.

Segundo fato relevante enviado pelo ALZR11 à CVM, as cotas passarão a ser negociadas de forma desdobrada a partir da abertura do mercado do dia 6 de maio, próxima terça-feira. As cotas decorrentes do desdobramento serão creditadas aos respectivos titulares até o dia 8 de maio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje, o ALZR11 possui 12.226.625 cotas e passará a possuir 122.266.250 após o desdobramento.

Desdobramentos são procedimentos que fundos e empresas com cotas ou ações negociadas em bolsa realizam geralmente quando querem reduzir o preço unitário dos seus ativos, de forma a torná-los mais acessíveis aos investidores.

Exit mobile version