O Guardian Real Estate (GARE11) voltou a mexer no portfólio. O fundo imobiliário (FII) anunciou a compra de dois imóveis no Rio Grande do Sul, e, de quebra, adicionou a Importadora e Exportadora de Cereais S/A (Desco) ao portfólio de inquilinos, uma vez que a empresa do Grupo Imec é a atual inquilina dos ativos.
De acordo com fato relevante divulgado ao mercado, o valor total da aquisição é de R$ 32,3 milhões, que serão quitados com recursos e cotas do próprio FII, sem utilização de alavancagem.
O GARE11 ressaltou ainda a relevância da nova inquilina. De acordo com o documento, a Desco é uma das mais tradicionais e relevantes varejistas no sul do país, com forte presença no segmento de atacarejo e atuação em diversos municípios da região.
- VEJA TAMBÉM: Este fundo imobiliário de shoppings está em bom ponto de entrada e é um dos favoritos para “surfar” cenário promissor para o segmento de tijolos
GARE11 de olho na alavancagem
Ainda segundo o fato relevante, o pagamento deverá ser realizado, de forma integral, no ato das lavraturas das escrituras de compra e venda.
“A aquisição será realizada sem alavancagem, reforçando o compromisso do fundo em manter níveis de endividamento controlados, além de reiterar a postura ativa em buscar reposições para os ativos recentemente desinvestidos”, diz o comunicado.
Os contratos de locação com a Desco, que já estão vigentes, foram firmados na modalidade atípica, com prazo de 180 meses (15 anos) e reajuste anual pelo IPCA (inflação).
Ainda segundo o fato relevante, a operação será realizada a um cap rate (taxa de capitalização) de 10,2%, em linha com a estratégia da gestão.
As movimentações do FII
O anúncio da compra dos dois imóveis vem na esteira da venda de outros dez ativos pelo GARE11, reforçando a estratégia do FII de recalibrar o portfólio.
Em agosto, o fundo imobiliário firmou um acordo irrevogável para a venda dos imóveis. Apesar de não ter revelado o comprador, o GARE11 informou que o valor total da alienação foi de R$ 485,5 milhões.
Todos os imóveis estão ocupados atualmente e são locados pelo Grupo Mateus e pelo Grupo Pão de Açúcar. O Seu Dinheiro contou os detalhes da movimentação aqui.