A corrida eleitoral entre Kamala Harris e Donald Trump esquenta cada vez mais e o mercado ainda está dividido sobre qual é o melhor candidato para a economia dos Estados Unidos.
Entre os investidores super-ricos, cerca de 49% defendem que Harris seria a mais adequada para as iniciativas econômicas, enquanto 51% preferem Trump.
Já no caso dos empresários, a diferença nas “apostas” é um pouco maior: 55% consideram que Trump é melhor para a economia, em comparação com 45% a favor de Harris
Os dados são da pesquisa Investor Watch, produzida pelo banco UBS. Tanto os investidores quanto os empresários consideram Trump o melhor candidato para lidar com impostos e imigração, enquanto Harris é a melhor para lidar com cuidados de saúde.
No entanto, embora os dois grupos concordem que a economia americana deve performar melhor com a eleição de Trump, há uma discordância sobre a preferência de votos:
- Investidores preferem Kamala para presidente, com 57% dos votos;
- Empresários têm disputa mais acirrada e preferem Trump eleito, com 53% da intenção de votos.
A pesquisa considerou empresários de companhias com receita anual de pelo menos US$ 1 milhão (equivalente a R$ 5,44 milhões no câmbio atual) e investidores com ativos de mesmo valor na carteira.
- VEJA MAIS: Votação antecipada, Trump recusa participar de debate, Kamala na liderança – as últimas atualizações das eleições nos EUA.
Mercado está mais otimista em comparação à eleição de 2020
Independente de qual for o vencedor das eleições de 2024, o mercado aparenta estar mais animado sobre os investimentos e os resultados das companhias em comparação a 2020, quando houve a disputa presidencial entre Joe Biden e Donald Trump.
Cerca de 74% dos investidores estão altamente otimistas quanto aos retornos da carteira nos próximos seis meses, em comparação com 57% quatro anos atrás.
No caso dos empresários, 74% têm perspectivas mais positivas em relação aos resultados nos próximos 12 meses, em comparação com 68% que tiveram essa percepção em 2020.
Hora de calibrar as carteiras de investimentos
Em meio aos recordes do S&P 500 e às perspectivas com as eleições, os investidores já planejam o que farão com seus ativos a depender de quem for o novo presidente dos Estados Unidos.
Entre as possíveis mudanças, os super-ricos apontam ajustes de alocações setoriais, proteções ao portfólio, aumento dos valores investidos e das reservas de caixa.
Os investidores também citam os setores que podem se beneficiar de acordo com cada presidente.
- Se Kamala Harris ganhar, a preferência é pelos segmentos de saúde, investimento sustentável e tecnologia;
- Se Trump for eleito, os investidores preferem empresas de defesa, energia e indústrias.
Votações já começaram em alguns estados, e Harris é a favorita nas pesquisas
A eleição nos EUA é apenas em 5 de novembro – daqui a pouco mais de um mês –, mas alguns estados americanos já começaram a registrar seus votos. Esse é o caso de Minnesota, Dakota do Sul, Virgínia e outros estados que têm uma dinâmica que possibilita a votação antecipada.
Uma pesquisa da última terça-feira (24) produzida pela Reuters em parceria com a Ipsos mostra que Kamala Harris tem assumido a liderança das intenções de votos.
47% dos americanos pretendem votar na democrata, contra 40% do republicano. Desde a desistência de Joe Biden na corrida eleitoral em julho, a candidata ganha espaço nas preferências.
*Com informações da CNBC e G1