Uma pesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça-feira (7) mostra que 43,3% dos entrevistados acham o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva melhor que o de seu antecessor e principal adversário político, Jair Bolsonaro. Os que acham pior são 32,4%.
O percentual mostra uma piora nessa comparação desde janeiro. No primeiro mês do ano, 48% apontavam que o governo de Lula era melhor que a gestão anterior. Por outro lado, 29% achavam a gestão do petista pior em janeiro.
A pesquisa foi encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e executada pelo Instituto MDA Pesquisa. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais, com nível de confiança de 95%. As informações foram coletadas em 2.002 entrevistas presenciais de 1º a 5 de maio.
- Seu WhatsApp pode ser uma “mão na roda” para suas finanças: entre na nossa comunidade gratuita, In$ights, e receba análises, recomendações de investimentos e notícias do Seu Dinheiro.
Avaliação positiva do governo Lula também cai
Não foi só na comparação com o governo anterior que a avaliação caiu. A pesquisa mostra também que o petista teve 37,4% de avaliação positiva (ótima ou boa) e 30% de avaliação negativa (ruim ou péssima). É o pior indicador no terceiro mandato dele.
Em relação ao levantamento feito pela CNT em janeiro deste ano, Lula recuou seis pontos percentuais. À época, tinha 43% de avaliações positivas e 28% negativas.
As decisões do chefe do Executivo são boas e ruins na mesma medida segundo 39,9% dos entrevistados – esse número era de 36% no levantamento de janeiro.
Entre aqueles que acreditam que as decisões são boas em sua maioria, o índice caiu de 37% para 29,5%, enquanto a quantidade dos que apontam decisões ruins subiu de 25% para 27,9%.
*Com informações do Estadão Conteúdo