Os eleitores de São Paulo reelegeram Ricardo Nunes (MDB) prefeito da maior cidade do país. O candidato, que teve como principal cabo eleitoral o governador Tarcísio de Freitas, derrotou Guilherme Boulos (PSOL), apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Nunes conquistou um total de 3.393.110 votos, o equivalente a 59,35%, com uma vantagem de mais de 1 milhão para Boulos, que teve 40,65% da preferência do eleitorado.
O atual prefeito, de 56 anos, se manteve com boa vantagem durante todo o segundo turno. Já o candidato do PSOL apostava em uma “estratégia Marçal” para ter algum fôlego no segundo turno.
A corrida do primeiro turno foi marcada por um acirramento cabeça a cabeça entre Nunes, Boulos e Pablo Marçal (PRTB). O ex-coach ficou fora do segundo turno por pouco. A definição da disputa entre Nunes e Boulos ocorreu quando a apuração já ultrapassava os 99% dos votos.
Acompanhe a apuração das urnas:
Acompanhe a apuração completa →
Tarcísio chama atenção na reta final
Nunes preferiu adotar o caminho do “jogo parado” no segundo turno. Bem à frente do adversário, evitou uma exposição desnecessária e limitou a presença nos debates eleitoral.
Enquanto isso, Boulos avançou sua agenda nas ruas. Com a maior participação do presidente Lula na campanha, o candidato espera por um milagre eleitoral de última hora.
Mas quem chamou atenção na reta final da disputa foi o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Sem apresentar provas, Tarcísio disse que a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) orientava voto em Boulos.
Em reação, o candidato do PSOL afirmou que sua campanha entrou com uma ação de investigação eleitoral por abuso de poder político.
- Eleições municipais podem facilitar ou ser entrave para privatizações; e-book gratuito elenca outros 3 pontos de atenção para investidores
Ricardo Nunes: vereador, vice e prefeito reeleito de São Paulo
Ricardo Nunes assumiu a Prefeitura de São Paulo em 2021, após a morte do prefeito Bruno Covas. Antes do cargo, Nunes foi vereador na cidade por dois mandatos, em 2012 e 2016.
Pouco conhecido, o prefeito reeleito contou com o apoio de duas figuras com bastante capital político: o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A gestão de Nunes foi marcada pela concessão de serviços à iniciativa privada, incluindo 22 cemitérios. O prefeito também instituiu a gratuidade nos ônibus municipais aos domingos.