Desde o início do período eleitoral, o resultado em Recife foi um dos mais previsíveis entre as capitais. João Campos, do PSB, foi reeleito prefeito da capital de Pernambuco com 78,12% dos votos válidos, com larga distância em relação ao segundo colocado, Gilson Machado (PL), que teve 13,90% dos votos.
Filho do ex-governador e candidato à presidência Eduardo Campos, falecido em 2014, João Campos vem de uma família com tradição na política. O bisavô, Miguel Arraes, foi uma importante figura da política em Pernambuco; o irmão, Pedro Campos, é deputado federal.
A chapa que apoia a reeleição tem o apoio do presidente Lula e de outros partidos (PCdoB, PV, União Brasil, Republicanos, MDB, Solidariedade, Avante, DC, Agir e PMB). Confira a apuração a seguir:
Acompanhe a apuração completa →
- Veja também: O efeito das eleições municipais para quem investe; guia completo está disponível para leitores do Seu Dinheiro
Favorito para prefeitura de Recife, João Campos deve entrar na disputa para governador em 2026
O nome de Victor Marques (PCdoB) como vice-prefeito ganha extrema relevância nesta eleição, já que João Campos está fortemente cotado para disputar o governo de Pernambuco em 2026.
O engenheiro civil tem histórico na política intrinsecamente ligado ao prefeito. Foi chefe de gabinete na Câmara Federal (2019-2020) e na Prefeitura (2021-2024), além de ser amigo de Campos.
Apesar de ser um político jovem, com 30 anos de idade, João Campos tem a seu favor a “herança” de sua família.
Em 2018, com apenas 25 anos, candidatou-se para o cargo de deputado federal, com o slogan “o filho da esperança”, fazendo referência ao legado do pai, Eduardo Campos. Eleito com 460 mil votos, tornou-se o político mais bem votado da história de Pernambuco.
Não terminou o mandato, pois se candidatou à Prefeitura em 2020. Fato curioso: no segundo turno, concorreu com a prima de segundo grau, Marília Arraes, então candidata do PT.
- Leia também: Não vai conseguir votar hoje? Veja como justificar a ausência nas eleições sem precisar pagar multa depois
Ao ser eleito, Campos inaugurou mais um marco na política: tornou-se o prefeito mais jovem de uma capital brasileira.
Essa juventude foi, inclusive, amplamente explorada na campanha eleitoral deste ano. Com forte presença nas redes sociais, o prefeito viralizou no TikTok, lançou jingles dançantes e até santinhos fora do padrão estético tradicional. Campos está em um relacionamento com a candidata à prefeitura de São Paulo Tabata Amaral.
Os outros candidatos à prefeitura de Recife são: Gilson Machado (PL), Daniel Coelho (PSD), Dani Portela (PSOL), Tecio Teles (Novo), Simone Fontana (PSTU), Ludmila (UP) e Victor Assis (PCO).