As eleições municipais de Goiânia viram uma reviravolta na sua reta final. Elas serão decididas entre o empresário Sandro Mabel (União Brasil) e o deputado estadual Fred Rodrigues (PL), que irão disputar o segundo turno.
Nas pesquisas, Rodrigues aparecia em terceiro lugar, atrás de, mas tecnicamente empatado com Adriana Accorsi (PT). No entanto, o candidato do PL chega ao fim da apuração em primeiro lugar, com 31,14% dos votos na capital goiana, enquanto a petista caiu para a terceira colocação, com 24,44%. Mabel ficou com 27,66%.
Fred Rodrigues conta com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto Sandro Mabel é apoiado pelo atual governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e Adriana Accorsi é a candidata do presidente Lula.
O atual prefeito, Rogério Cruz, do Solidariedade, também entrou na disputa pela prefeitura, mas não conseguiu alavancar um bom número de eleitores. Ele deixará o cargo no fim deste ano com níveis de rejeição elevados.
Vale lembrar que Cruz era vice-prefeito de Maguito Vilela (MDB), eleito em 2020. Vilela nunca chegou a assumir, pois faleceu devido a complicações causadas pelo Covid-19. Veja o resultado do primeiro turno da eleição para a Prefeitura de Goiânia:
Acompanhe a apuração completa →
Quem é Sandro Mabel, candidato que disputará o segundo turno em Goiânia
Depois de um período afastado da política, o empresário Sandro Mabel tem como vice a Coronel Claudia, do Avante.
Mabel voltou à disputa eleitoral com apoio de Ronaldo Caiado, inclusive filiando-se ao mesmo partido, o União Brasil.
Este apoio tem se mostrado uma parte importante da campanha, com destaque para o governador em anúncios eleitorais, em comícios e até no site oficial do candidato.
Entre 1995 e 2015, Mabel foi figurinha carimbada na política goiana, chegando a se eleger como deputado federal por quatro mandatos e deputado estadual durante um mandato. Já passou pelos partidos PMDB, PL e PR.
Esta não é a sua primeira vez disputando a prefeitura de Goiânia. Em 1992, ele também foi candidato, mas não se elegeu.
Seu nome é, na verdade, Sandro Antonio Scodro, mas ficou conhecido como Sandro Mabel por ter sido sócio-proprietário da empresa familiar Bolachas Mabel, hoje pertencente ao grupo Camil Alimentos.
- Eleições municipais são “prévia” para 2026, segundo especialistas; e-book gratuito explica porquê
Quem é Fred Rodrigues, candidato apoiado por Jair Bolsonaro que vai para o segundo turno
Fred Rodrigues, na verdade, não foi o primeiro escolhido para disputar as eleições em Goiânia pelo PL. O político retomou as atividades após ter o mandato como deputado estadual cassado pela Justiça Eleitoral, devido a problemas na prestação de contas de sua campanha para vereador, em 2020.
No início do período eleitoral, quem estava representando o partido era o deputado federal Gustavo Gayer. Ele saiu da disputa em junho, após o próprio Jair Bolsonaro afirmar que Gayer era “uma pessoa extremamente importante dentro do plenário brasileiro.”
Entre os outros candidatos que entraram na disputa nas eleições municipais de Goiânia, estão Vanderlan Cardoso (PSD), Matheus Ribeiro (PSDB), o atual prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) e Professor Pantaleão (UP).