O atual prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), estava à frente na disputa para prefeito da capital maranhense e conquistou a reeleição já no primeiro turno, com 70,12% dos votos válidos. Duarte Junior (PSB), que novamente concorreu com Braide à Prefeitura, ficou em segundo lugar, com 22,56% dos votos válidos.
Nas eleições de 2020, o embate entre os dois foi acirrado, com Braide ganhando a disputa apenas no segundo turno (55,53% contra 44,47% de Duarte Junior).
Porém, neste ano a definição aconteceu já neste domingo, em linha com o resultado das últimas pesquisas feitas pela Quaest e Futura, em que Braide apareceu com mais de 50% dos votos.
Também disputaram as eleições de São Luís os candidatos: Wellington do Curso (Novo), Dr. Yglésio (PRTB), Fábio Câmara (PDT) e Flávia Alves (Solidariedade).
Veja o resultado da eleição para a Prefeitura de São Luís:
Acompanhe a apuração completa →
Chapa de Duarte Júnior reuniu apoio do PT e do PL
A chapa de Duarte Júnior fez o inesperado acontecer: ela não só reuniu a aliança de 12 partidos entre direita e esquerda, como também foi a única coligação de candidato a prefeito em uma capital que conseguiu juntar o PT, partido de Lula, e o PL, partido de Bolsonaro.
- Eleições municipais: como impacta nos investimentos? Confira guia completo
Apesar disso, Bolsonaro declarou apoio pessoal ao candidato Dr. Yglésio (PRTB). Já Lula apostou no pessebista, assim como seu partido.
Duarte Júnior também conta com o apoio da máquina política deixada de herança por Flávio Dino, ex-governador do Maranhão pelo mesmo partido e atual ministro do STF.
A aliança em torno de Duarte Júnior reúne ainda nomes como o do governador Carlos Brandão (PSB) e da senadora Eliziane Gama (PSD).
No entanto, todo esse apoio parece não ser suficiente para destronar o prefeito Eduardo Braide.
Braide é alvo de escândalos de corrupção, mas continuou sendo o favorito da população de São Luís
Em julho deste ano, o irmão do prefeito, Antônio Braide, foi preso em uma investigação sobre um carro abandonado em São Luís com mais de R$ 1 milhão em dinheiro vivo no porta-malas. O veículo era conduzido por um ex-assessor do outro irmão do prefeito, Fernando Braide.
O escândalo, apelidado de “Carro do Milhão”, chamou a atenção nacional. Por consequência, Eduardo Braide acabou sendo alvo de especulações quanto ao seu envolvimento no caso, que segue em investigação.
Mesmo assim, o prefeito continuou sendo o favorito da população para comandar a capital.