Sandro Mabel (União Brasil), apoiado pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, foi eleito o novo prefeito de Goiânia com 55,53% dos votos. Fred Rodrigues (PL), candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro, ficou com 44,47% dos votos.
Depois de um período afastado da política, Mabel voltou à disputa eleitoral com apoio de Caiado, inclusive filiando-se ao mesmo partido, o União Brasil. Ele disputou o segundo turno com Rodrigues, que superou Adriana Accorsi (PT), candidata do presidente Lula.
- A carteira de investimentos ideal existe? BTG Pactual quer ajudar investidores a montar carteira personalizada para diferentes estratégias; saiba mais
Veja os números da apuração do 2º turno das eleições municipais de Goiânia:
Acompanhe a apuração completa →
Quem é Sandro Mabel, novo prefeito de Goiânia
Entre 1995 e 2015, Mabel foi figurinha carimbada na política goiana. Ele se elegeu como deputado federal por quatro mandatos e foi deputado estadual durante um mandato. Já passou pelos partidos PMDB, PL e PR.
Esta não foi a primeira vez que ele disputa a prefeitura de Goiânia. Em 1992, ele também foi candidato, mas não se elegeu.
Seu nome é, na verdade, Sandro Antonio Scodro, mas ficou conhecido como Sandro Mabel por ter sido sócio-proprietário da empresa familiar Bolachas Mabel, hoje pertencente ao grupo Camil Alimentos.
Mabel também ocupou o cargo de assessor especial da presidência durante o governo de Michel Temer (MDB) e a presidência da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG).
O apoio de Caiado se mostrou uma parte importante da campanha na volta de Mabel. O governador apareceu em anúncios eleitorais, em comícios e até no site oficial do candidato.