Site icon Seu Dinheiro

Um pé na Casa Branca e outro fora dos tribunais: Trump fica mais ainda perto de se livrar dos problemas com a justiça

Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos (EUA).

Donald Trump

Morar na Casa Branca não é o único privilégio de ser eleito presidente dos Estados Unidos. Para Donald Trump, que toma posse no dia 20 de janeiro, o cargo também pode trazer um alívio significativo em seus desafios legais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A menos de dois meses da volta oficial ao poder, promotores dos EUA solicitaram o arquivamento de dois processos criminais federais contra o presidente eleito. 

A justificativa está em uma política do Departamento de Justiça que proíbe o julgamento de um presidente em exercício, alegando que isso comprometeria sua capacidade de governar.

Os processos envolvem a tentativa de Trump de reverter sua derrota nas eleições de 2020 e a acusação de manejo impróprio de documentos confidenciais ao deixar a Casa Branca em 2021.

Essa vitória jurídica se baseia em uma regra estabelecida nos anos de 1970, segundo a qual processar criminalmente um presidente enquanto ele ocupa o cargo seria inconstitucional. No entanto, os pedidos de arquivamento ainda dependem da aprovação dos tribunais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os casos pendentes

No caso de subversão eleitoral, os promotores argumentam que a política exige o encerramento do caso antes de Trump reassumir a presidência. 

Já no processo sobre os documentos confidenciais, embora o pedido de arquivamento inclua o próprio Trump, os promotores sinalizaram que seguirão com a apelação contra dois associados do presidente eleito, acusados de obstruir a investigação.

TRUMP acabaria com a GUERRA NA UCRÂNIA em UM DIA?

Trump enfrenta acusações criminais em quatro casos, os dois que já mencionamos e que devem ser arquivados – mais dois em tribunais estaduais em Nova York e na Geórgia. 

Ele foi condenado no caso de Nova York, acusado de comprar o silêncio da ex-atriz pornô Stormy Daniels. Esse fato o transformou no primeiro ex-presidente dos EUA a ser condenado por um crime. No entanto, a sentença foi adiada indefinidamente e o processo de apelação pode se estender por anos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto isso, o processo da Geórgia, referente a uma suposta tentativa de reverter sua derrota apertada no Estado nas eleições de 2020, está paralisado.

*Com informações da Reuters

Exit mobile version