O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, solicitou nesta quarta-feira (22) a antecipação da eleição geral para 4 de julho, não mais para janeiro de 2025 As informações são da CNBC.
“Hoje cedo falei com sua majestade o rei para pedir a dissolução do Parlamento. O rei concedeu esse pedido e teremos uma eleição geral no dia 4 de julho”, disse Sunak, falando durante uma coletiva de imprensa do lado de fora de Downing Street.
Assim, os deputados perdem o seu mandato e agora precisam fazer campanha para a reeleição se quiserem continuar.
Sunak faz parte do partido Conservador e tornou-se primeiro-ministro em outubro de 2022, quando sucedeu Liz Truss, que substituiu Boris Johnson.
O primeiro-ministro enfrenta resistência mesmo dentro do partido, que esperava uma melhora da economia durante o mandato de Sunak.
- As melhores recomendações da Empiricus na palma da sua mão: casa de análise liberou mais de 100 relatórios gratuitos; acesse aqui
Economia do Reino Unido melhora, mas…
Mais cedo, a inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do Reino Unido desacelerou em abril. A taxa anualizada subiu 2,3% no mês passado, abaixo dos 3,2% registrados em março. A meta da inflação do Banco da Inglaterra (BoE) é de 2% ao ano.
Contudo, o dado veio acima da previsão de analistas consultados pela FactSet, que esperavam alta de 2,1%. Na comparação mensal, o CPI do Reino Unido avançou 0,3% em abril. Neste caso, a projeção no levantamento da FactSet era de alta de 0,1%.
Além disso, a economia do Reino Unido caiu 0,3% no quarto trimestre de 2023, colocando o país em uma recessão técnica — quando a atividade econômica recua por dois trimestres seguidos.
Números recentes do primeiro trimestre de 2024 mostram um ligeiro avanço da atividade, insuficiente para recolocar a economia de volta nos trilhos.
Cenário político
Porém, Sunak aposta nos dados relativamente positivos para garantir maioria no Parlamento. Segundo o "The Guardian", membros do partido conservador convenceram o primeiro-ministro de que seria melhor antecipar as eleições — prevendo que os números da economia não melhorariam tão cedo.
No entanto, pesquisas de intenção de voto do Reino Unido indicam que o líder do Partido Trabalhista, Keir Starmer, é o favorito para vencer um novo pleito.