Site icon Seu Dinheiro

Lula sobre Trump: “Vai tentar tirar proveito”. A declaração do petista sobre a campanha nos EUA após o tiro em comício

Donald Trump

Donald Trump

A imagem em que Donald Trump se levanta após ser atingido de raspão por um tiro durante um comício, cerra os punhos e diz "lutem" chamou atenção — nem todo mundo conseguiria agir assim após uma tentativa de assassinato. Mas fato é que ninguém duvida que o republicano irá usar o atentado para faturar de uma vez por todas as eleições de 5 de novembro nos EUA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, por exemplo, que Trump tentará "tirar proveito" da tentativa de assassinato para impulsionar a campanha eleitoral.

De acordo com o petista, a foto do norte-americano com o braço erguido e o rosto sujo de sangue não poderia ser melhor para a campanha nem se fosse encomendada.

"Eu, sinceramente, acho que o Trump vai tentar tirar proveito disso. Aquela foto dele com braço erguido, se fosse encomendada não sairia melhor. Ele vai explorar isso. E cabe aos democratas encontrar um jeito de não permitir que isso seja a razão pela qual ele possa ter votos", disse Lula em entrevista à TV Record que vai ao ar esta noite.

"É muito difícil você não sensibilizar uma parcela da sociedade quando é agredido. É abominável qualquer tipo de violência. Não é só com o presidente Trump. É a morte de um prefeito numa cidadezinha do interior, a morte de um vereador numa cidadezinha do interior. É preciso que a gente volte a ter tolerância", acrescentou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump foi alvo de um atentado no sábado (13), enquanto discursava na Pensilvânia. Logo depois do ocorrido, Lula se manifestou com uma postagem no X:

Trump fala sobre sua morte

Em uma de suas primeiras entrevistas na esteira do atentado, Trump disse que "deveria estar morto" após a tentativa de assassinato de sábado em um comício na Pensilvânia.

O agora candidato republicano à eleições de novembro afirmou aos meios de comunicação conservadores dos EUA que sentia que tinha sido salvo “por sorte ou por Deus”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O mais incrível foi que eu não apenas virei [minha cabeça], mas virei no momento exato e na distância certa”, disse ele, acrescentando que a bala que atingiu sua orelha poderia facilmente tê-lo matado.

“Eu deveria estar morto, não deveria estar aqui”

Donald Trump, após escapar de atentado

Um espectador foi morto no ataque, enquanto outras duas pessoas ficaram gravemente feridas. O atirador, que também morreu, foi identificado como Thomas Matthew Crooks.

Trump descreveu o momento em que olhou para a multidão depois de perceber que havia levado um tiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A energia que veio das pessoas naquele momento, elas simplesmente ficaram ali. É difícil descrever como era, mas eu sabia que o mundo estava olhando. Eu sabia que a história julgaria isso e sabia que precisava deixá-los saber que estamos bem”, disse ele ao Washington Examiner.

Falando enquanto se preparava para embarcar em um voo para a próxima Convenção Nacional Republicana (RNC) em Milwaukee, Wisconsin, onde foi confirmado como candidato do partido à presidência, Trump disse que agora tem uma "chance de unir o país".

*Com informações da BBC

Exit mobile version