O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, e a comitiva de ministros viajavam de volta para o país em um helicóptero, antes do "incidente" ser notificado às autoridades de resgate, segundo a TV estatal iraniana.
Autoridades oficiais classificaram o caso como "pouso forçado". Equipes de resgate ainda tentam chegar ao local.
A TV estatal iraniana disse que o incidente aconteceu perto de Jolfa, na fronteira com o Azerbaijão, cerca de 600 quilômetros a noroeste da capital iraniana, Teerã. Mais tarde, a TV colocou o fato mais a leste, perto do vilarejo de Uzi, mas ainda faltam detalhes.
Junto com o presidente, viajavam o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, o governador da província iraniana do Azerbaijão Oriental e outras autoridades e guarda-costas, informou a agência de notícias estatal IRNA.
Houve registro de chuva forte e neblina com algum vento, o que poderia ter causado uma instabilidade na aeronave. A IRNA chamou a área de “floresta” e a região também é conhecida por ser montanhosa.
- Empiricus Educação libera curso gratuito de investimentos em ouro e dólar; acesse as aulas aqui
Queda de helicóptero com presidente do Irã
Um helicóptero de resgate tentou chegar à área onde as autoridades acreditam que estava o helicóptero de Raisi, mas não conseguiu pousar devido à forte neblina, disse o porta-voz dos serviços de emergência Babak Yektaparast à IRNA. Fonte: Associated Press
Eles voltavam de compromisso oficial para inaugurar uma represa no rio Aras, que fica na divisa entre o Irã e o Azerbaijão, apesar das relações complicadas entre ambos os países. Um funcionário do governo local usou a palavra “colisão” para descrever o incidente, mas reconheceu a um jornal iraniano que ainda não havia chegado ao local.
Nem a IRNA nem a TV estatal forneceram qualquer informação sobre o estado de saúde de Raisi. No entanto, houve um pedido público de orações por ele.
O Ministro do Interior, Ahmad Vahidi, disse que "diversas equipes de resgate" ainda estão procurando o helicóptero. Em entrevista à televisão estatal iraniana, Vahidi afirmou que "levará tempo para chegar ao local" do acidente devido às "más condições climáticas e neblina na área".
"A situação está sob controle e as equipes de resgate estão fazendo seu trabalho. Esperamos que seja concluído o mais rápido possível", acrescentou.
*Com informações da CNN Internacional, BBC e Associated Press