Site icon Seu Dinheiro

Explosões deixam mais de 100 mortos no Irã, e governo fala em ataque terrorista

Bandeira do Irã

Bandeira do Irã

As tensões geopolíticas no Oriente Médio ganharam um novo e trágico capítulo nesta quarta-feira. A explosão de duas bombas na cidade de Kerman, no sudeste do Irã, matou pelo menos 103 pessoas, de acordo com a mídia do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As explosões ocorreram perto da mesquita Saheb al-Zaman e do túmulo do general iraniano Qasem Soleimani, no quarto aniversário do assassinato do militar pelos EUA.

O vice-governador de Kerman atribuiu as explosões a um “ataque terrorista”, ainda de acordo com a imprensa estatal local.

Ainda não há informações sobre quem está por trás das bombas. Nenhum grupo reivindicou o ataque, mas separatistas árabes, o Estado Islâmico (EI) e outros grupos jihadistas sunitas já se declararam responsáveis por ataques contra forças de segurança e santuários xiitas no país nos últimos anos.

O incidente acontece após o vice-líder do Hamas, grupo palestino apoiado pelo Irã, foi morto em um aparente ataque de drone israelense no Líbano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Petróleo sobe

O aumento das incertezas sobre a escalada do confronto no Oriente Médio ajuda a pressionar as cotações do petróleo nesta quarta-feira. Por volta das 12h, o barril do Brent, referência para a Petrobras (PETR4), operava em alta de quase 3%, no patamar de US$ 78.

*Com informações da BBC e agências internacionais

Exit mobile version