Site icon Seu Dinheiro

EUA vão deixar barato para Putin? A resposta da Casa Branca à guerra nuclear da Rússia

Putin acelera relógio do fim do mundo ameaça de guerra nuclear com guerra na Ucrânia

Presidente russo, Vladimir Putin

Levou menos de 24 horas para que os EUA respondessem à nova ameaça nuclear da Rússia — e parece que o presidente norte-americano, Joe Biden, está mais preocupado com as eleições de novembro deste ano do que com a chance de um conflito atômico com seu inimigo histórico

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pelo menos foi essa a mensagem da Casa Branca nesta quinta-feira (14). Questionado sobre a postura nuclear da Rússia, a porta-voz da Casa Branca, Karin Jean-Pierre, disse que o governo de Biden não via necessidade de ajustar a avaliação de ameaça nuclear representada por Moscou.

“Não vimos quaisquer razões para ajustar a nossa própria postura nuclear... nem qualquer indicação de que a Rússia esteja se preparando para usar uma arma nuclear na Ucrânia”, disse a porta-voz aos jornalistas.

A demonstração de força de Putin

Em uma clara demonstração de força, Putin disse ontem que a Rússia estava pronta para uma guerra nuclear

“Do ponto de vista técnico-militar, estamos prontos [para uma guerra nuclear”, disse Putin. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A declaração não foi dada à toa. O presidente russo foi questionado sobre se tinha recursos para uma guerra nuclear, mas ele fez questão de reforçar que a Rússia não se precipitará em apertar o botão primeiro. 

No entanto, chamou atenção o fato de a declaração ser dada praticamente na véspera das eleições de 15 e 17 de março

Na ocasião, Putin reforçou que a calma prevaleceria para evitar uma “corrida” em direção a um cenário de guerra nuclear — embora tenha ressaltado que a Rússia estaria pronta para realizar testes nucleares se os EUA o fizessem.

Kremlin diz que Rússia não fez ameaça de guerra

Depois do alvoroço que Putin causou, o Kremlin veio a público hoje explicar as declarações do presidente russo, dizendo que os comentários não constituíam uma ameaça.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse nesta quinta-feira que Putin estava apenas respondendo a perguntas do jornalista russo Dmitry Kiselev e que os comentários foram distorcidos pela imprensa ocidental.

“Putin não fez nenhuma ameaça sobre o uso de armas nucleares nesta entrevista. Ele respondeu, em primeiro lugar, às perguntas do jornalista, e estas eram precisamente as perguntas do jornalista, e não algumas declarações especiais”, disse Peskov.

*Com informações da CNBC

Exit mobile version