Site icon Seu Dinheiro

Elon Musk quer ter o próprio Uber: o que é o robô-taxi que será apresentado pela Tesla amanhã

elon musk robotaxi tesla

Não é de hoje que Elon Musk está interessado no mundo dos robô-táxis. Há cinco anos, o bilionário já manifestava o desejo de ter esse tipo de veículo dentro do guarda-chuva da Tesla. Amanhã (10), ele dará mais um passo rumo ao seu objetivo, apresentando as principais ideias e a tecnologia por trás do veículo autodirigível.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O evento, chamado "We, Robot" (em referência à coletânea de ficção científica "I, Robot", de Isaac Asimov), apresentará o chamado Cybercab no coração de Hollywood. 

A expectativa é de que Musk mostre ao menos um protótipo do veículo autônomo — e até mesmo um aplicativo semelhante ao Uber, por meio do qual os clientes poderão solicitar transporte de um ponto a outro (via robô-táxi, claro).

Além disso, o bilionário também pode aproveitar este momento para falar sobre novos modelos de veículos elétricos (EVs, na sigla em inglês).

Elon Musk quer competir com a Uber?

Uma das maiores oportunidades a serem exploradas pelo Cybercab é justamente o mercado de aplicativos de transporte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma plataforma própria da Tesla está nos planos de Musk. Mas enquanto não entra em funcionamento, os donos de robô-táxi poderão alugar seus carros para empresas e gerar renda extra a partir disso, em uma "combinação de Airbnb e Uber". Pelo menos, esta é a ideia do bilionário.

Em uma conferência com investidores em julho, após a divulgação do balanço do 2T24 da Tesla, Musk assumiu estar bem otimista com os novos veículos. Mais do que isso: ele estimou que o negócio de táxis autônomos poderia levar a Tesla a atingir US$ 5 trilhões (R$ 27,9 trilhões) em valor de mercado. 

Mesmo com todo o otimismo, ainda há uma longa estrada no caminho dos robôs-táxi.

O segmento já gerou bilhões de dólares em prejuízo para outras empresas. Musk espera encontrar espaço neste mercado altamente regulamentado e ainda incipiente, aprimorando a tecnologia dos "novos táxis". 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"A Tesla deveria ser vista como uma empresa de robótica com inteligência artificial", não uma fabricante de carros, afirmou Musk. 

Vale lembrar que a Tesla não está sozinha nessa corrida: a Waymo, da Alphabet; a Cruise, da General Motors; e a Zoox, da Amazon, também querem um pedaço deste mercado. 

* Com informações de Market Watch e Reuters.

Exit mobile version