Site icon Seu Dinheiro

E agora, Powell? O que os dados do índice de preços mais importante para o Fed dizem sobre o futuro dos juros nos EUA

Jerome Powell, presidente do Fed, com efeito

Montagem com Jerome Powell, presidente do Fed

As bolsas permanecem fechadas aqui e no exterior na Sexta-feira Santa, mas o feriado traz notícias que certamente vão mexer com os mercados na reabertura. Entre eles, a divulgação do PCE, dado de inflação preferido do Federal Reserve (Fed), e a fala de Jerome Powell.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente do BC norte-americano já tem nas mãos os dados do índice de preços de gastos com consumo (PCE) dos EUA, que avançou 0,3% em fevereiro ante janeiro.

Começando pela boa notícia, o número veio abaixo da previsão de 0,4% de analistas. Já o núcleo do PCE, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, subiu 0,3%, em linha com a projeção, de acordo com a FactSet.

A má notícia é que o PCE acelerou de 2,4% para 2,5% na comparação anual, enquanto que o núcleo do índice desacelerou de 2,9% para 2,8%.

E agora, Powell?

Mesmo no feriado, as atenções dos investidores agora vão se voltar ao presidente do Fed, Jerome Powell. Ele participa de evento às 12h30 (horário de Brasília).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No início do ano, a expectativa dos investidores era que o BC norte-americano começasse a cortar os juros em março.

Mas com os índices de inflação em níveis acima da meta de 2% e os dados econômicos mostrando uma economia ainda aquecida nos Estados Unidos, as projeções para o início do ciclo de redução passaram para junho.

Assim, qualquer declaração de Powell logo mais que faça o mercado mudar essa perspectiva deve mexer com as bolsas na reabertura na segunda-feira.

Você pode acompanhar o evento (em inglês) logo abaixo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

*Com informações do Estadão Conteúdo

Exit mobile version