Quando Joe Biden renunciou à corrida pela presidência dos Estados Unidos e anunciou Kamala Harris como a nova candidata, Donald Trump afirmou que seria “ainda mais fácil” derrotá-la. Porém, na noite desta terça-feira (10), a democrata demonstrou que veio para causar dores de cabeça ao republicano.
Donald Trump e Kamala Harris se enfrentaram pela primeira vez durante debate promovido pela ABC News – que pode ser o único que contará com a presença de ambos.
O Seu Dinheiro compilou os melhores momentos do embate entre os candidatos à Casa Branca no vídeo abaixo:
Um novo clima para às eleições presidenciais dos EUA
Mercado pelo equilíbrio entre os candidatos, o evento trouxe um clima muito diferente do experimentado por Donald Trump no debate contra Joe Biden, no início da campanha eleitoral, quando o ex-presidente apresentou dificuldade para articular ideias.
Já no início do debate Kamala Harris surpreendeu o republicano ao se dirigir até ele e cumprimentá-lo – algo que não ocorria desde 2016.
A democrata, que tinha como principal desafio se apresentar aos eleitores a 57 dias das eleições, adotou uma postura ofensiva e conseguiu irritar Donald Trump em diversos momentos.
Os principais temas do debate presidencial entre Kamala Harris e Donald Trump
Kamala Harris iniciou o debate comentando sobre as propostas econômicas que pretende colocar em prática caso seja eleita.
Além disso, a democrata atacou Donald Trump ao afirmar que o republicano vai “governar para os bilionários” e que o republicano deixou o país com a pior taxa de desemprego desde a Grande Depressão de 1929.
Já o candidato republicano aproveitou ressaltou os problemas do governo atual, que lida com a alta de preços e das taxas de juros norte-americanas.
Apesar de tentar associar Kamala Harris ao governo de Joe Biden durante todo o evento, Donald Trump acabou por deixar de lado as questões econômicas, que eram uma das principais vantagens do republicano durante o debate.
Em um dos momentos mais marcantes do debate, Kamala Harris alertou: “Vocês vão ouvir muito sobre imigração nesta noite, mesmo quando o tema não for esse”. E ela não estava errada.
Trump optou por abordar as questões sobre a imigração nos Estados Unidos, outro calcanhar de Aquiles de Kamala Harris.
Além disso, os conflitos internacionais, em especial a guerra no Afeganistão e a guerra da Ucrânia, foram centrais durante o debate. Os candidatos também discutiram temas sociais, principalmente aborto. Confira os principais destaques no vídeo que o Seu Dinheiro preparou: