Imagine o seguinte cenário, caro leitor. Você se chama Cláudio, tem 37 anos e é um empresário bem sucedido, dono de uma loja de carros seminovos em Santana de Parnaíba. Além disso, você tem um filho, Miguel, com sua ex-mulher Sofia, pra quem você paga uma quantia generosa de pensão alimentícia todos os meses.
Você e sua ex-mulher se separam há mais de cinco anos e, desde então, todos os meses uma parte generosa do seu pró-labore é destinada pras contas do Miguel.
A vida vai muito bem. Você mantém uma relação cordial com a Sofia, leva o Miguel pra jogar futebol society todo dia 15, e o aumento recente do preço dos carros fez a demanda pelos seminovos da sua loja decolar.
Até que um dia, depois de assistir por acaso a um episódio da famosa novela “Vai na Fé”, você passa a refletir sobre a possibilidade de Miguel não ser seu filho biológico.
Por mais que você e ele tenham semelhanças comportamentais, você passa a perceber distinções físicas cada vez maiores.
Essa ideia toma conta dos seus pensamentos. Você se pega pensando nisso antes de dormir, revirando de um lado para o outro na cama, sem conseguir relaxar.
Tal qual o famoso emplasto descrito em Memórias Póstumas de Brás Cubas, essa ideia fixa toma conta do seu cérebro. E “Deus te livre, leitor, de uma ideia fixa; antes um argueiro, antes uma trave no olho”, dizia o Bruxo do Cosme Velho.
Depois de bastante tempo pensando nisso, você confronta Sofia e pergunta a verdade. Ela hesita, mas depois admite: sim, Miguel é filho de outro homem.
O que fazer agora?
Será que você pode pedir reembolso de todos os sessenta meses de pensão que foram pagos desde que vocês se divorciaram?
E mais importante ainda: como você faz pra parar de pagar a pensão, agora que descobriu que não é pai biológico da criança?
Pode parecer roteiro de filme, mas essa é uma história real — com nomes e detalhes fictícios, para incrementar a dramaticidade —, que aconteceu com um dos espectadores do A Dinheirista.
A Dinheirista é o quadro mais famoso do Seu Dinheiro.
Nele você vai encontrar a Julia Wiltgen, nossa repórter investigativa de casos financeiros absurdos, respondendo as perguntas mais inacreditáveis que a internet é capaz de proporcionar.
Em alguns casos, as respostas são tão inacreditáveis quanto às perguntas.
E eu não quero dar spoiler, mas nesse caso, pode ser que o Cláudio seja obrigado a continuar pagando a pensão, mesmo não sendo pai biológico do Miguel.
Ficou curioso pra entender essa história? Dá uma olhada no post que A Dinheirista fez lá no Instagram, contando um pouco mais desse “causo”.
Aproveite para seguir a página para ficar por dentro de todos os ‘absurdos’, além de descobrir os macetes para fugir de qualquer enrascada envolvendo dinheiro. Tudo numa tacada só.
Clique aqui para seguir A Dinheirista no Instagram.