Site icon Seu Dinheiro

Novo golpe do Pix: bandidos abusam de mecanismo que serve para prevenir fraudes; veja como se proteger

golpe pix errado

Golpe do Pix.

Imagine que você recebeu um Pix inesperado, de uma conta que você não conhece. Logo depois, recebe uma mensagem de WhatsApp de quem realizou o Pix, dizendo que errou a chave e, portanto, pedindo a devolução dos valores. O mais correto seria fazer o Pix de volta, certo?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não necessariamente. Isso porque os criminosos virtuais estão cada vez mais aplicando o chamado “golpe do Pix errado”.

E o pior: a fraude utiliza justamente um dispositivo criado pelo Banco Central para evitar fraudes: o Mecanismo Especial de Devolução (MED).

De maneira resumida, o MED é um sistema por meio do qual os bancos analisam transações Pix que podem ser oriundas de golpe, visando devolver os valores para as vítimas. Contudo, ele está sendo usado justamente para tirar dinheiro delas. Confira abaixo o passo a passo do golpe:

  1. O golpista faz um Pix para a vítima, geralmente utilizando uma chave que é o número do celular;
  2. O bandido entra em contato com a vítima, pelo mesmo número de celular ou WhatsApp, dizendo que fez o Pix por engano e pede a devolução;
  3. Ele sugere que a vítima faça a devolução, mas, voilà, para uma conta distinta da conta de origem do dinheiro;
  4. A vítima, que de fato recebeu valores indevidos, faz o Pix;
  5. O golpista aciona o MED, alegando que foi enganado pela vítima e pede ao banco o ressarcimento do primeiro Pix efetuado;
  6. O banco analisa a transação e, como houve o repasse de um Pix para uma conta terceira, o que é uma ação típica de golpe, pode dar razão ao golpista e estornar o Pix.
  7. O golpista recebe o Pix da vítima e o estorno, enquanto a vítima fica no prejuízo.

Segundo o Banco Central, cerca de 70% dos pedidos totais do MED são rejeitados, mas cerca de 30% são atendidos, sendo que apenas 10% dos casos são relacionados a supostas fraudes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como se proteger do golpe do Pix errado

Erros ao fazer um Pix são comuns e é mais do que justo devolver um valor recebido indevidamente.

Contudo, existe uma maneira correta de fazer isso. Os aplicativos dos bancos disponibilizam a opção de devolução do Pix recebido, sem que o usuário precise executar um novo Pix. Assim, caso seja um golpe, não há possibilidade de uso do MED para um novo ressarcimento. Para devolver um Pix, o procedimento é o seguinte:

*Com informações do Estadão Conteúdo

Exit mobile version