A Novo Nordisk não está pronta para sair dos holofotes do mercado de emagrecimento. As ações da empresa voltaram a disparar com o anúncio de resultados promissores dos testes de um novo remédio para perda de peso. E nem é uma caneta.
Os testes iniciais mostraram que o consumo de comprimidos do princípio ativo amicretina ajudam pacientes a perderem mais de 13% do peso em 3 meses. A notícia agradou o mercado e os papéis da companhia beiraram os 10% de alta hoje em Copenhagen.
A euforia não é à toa: os dados desbancam os desempenhos do Ozempic, do Wegovy – ambos da Novo Nordisk – e até mesmo medicamentos de outras farmacêuticas concorrentes. Após o anúncio, a ação de sua principal rival, a Eli Lilly, chegou a cair 1%.
- Onde investir neste mês? Veja 10 ações em diferentes setores da economia para buscar lucros. Baixe o relatório gratuito aqui.
Mais cartas na manga: o novo medicamento da Novo Nordisk
A Novo Nordisk apresenta resultados que chamam a atenção desde 2021, quando a Wegovy passou a ser comercializada nos EUA.
A empresa é a “joia da coroa” do mercado europeu e carrega o título de companhia listada mais valiosa da região, superando a luxuosa Louis Vuitton (LVMH).
O Ozempic, outro sucesso da Novo Nordisk, e o Wegovy têm como princípio ativo a semaglutida.
A substância replica o hormônio GLP-1, que é responsável pelo aumento da sensação de saciedade e pela redução dos níveis de açúcar no sangue.
E se parecia que tinha alcançado o pico de sucesso, a Novo Nordisk provou que tem mais cartas na manga.
Após o sucesso do Wegovy, originalmente projetado para tratar diabetes tipo 2, a empresa vem investindo em outras terapias voltadas para a perda de peso.
O novo remédio para emagrecimento, o amicretina, atua diretamente no hormônio amilina no pâncreas, que afeta a fome.
A empresa revelou, durante reunião de investidores, que o ensaio de Fase I do novo medicamento reduziu em 13,1% o peso dos participantes após 12 semanas.
Até então, o melhor resultado era do Wegovy, com uma diminuição de 6% após o mesmo período.
A segunda fase de testes deve começar no segundo semestre deste ano. A companhia acredita que terá os resultados no início de 2026.
Para além do emagrecimento
A farmacêutica vê novos horizontes para além do tratamento do sobrepeso. O CEO Lars Fruergaard Jorgensen anunciou que a Novo Nordisk está estendendo os testes para tratamento de problemas cardiovasculares.
O anúncio veio após a empresa revelar que um estudo mostrou que o Wegovy também traz claros benefícios para o sistema cardiovascular.
O Ozempic também está nessa corrida. Nesta semana, a Novo Nordisk divulgou resultados de testes em estágio final do medicamento.
De acordo com a empresa, o Ozempic reduz em 24% o risco de avanço de problemas nos rins e de morte por complicações renais ou cardiovasculares em pacientes diabéticos com doença renal crônica.
*Com informações da CNBC e CNN