Site icon Seu Dinheiro

Mais uma interrupção na Vale (VALE3): Justiça do Pará barra outra vez as operações na mina de Onça Puma

Imagem mostrando o logo da Vale (VALE3) numa parede branca; estágio

Vale (VALE3)

A disputa judicial entre a Vale (VALE3) e o Estado do Pará parece longe de chegar ao fim. A mineradora anunciou na noite de quarta-feira (3) que voltou a ter as operações suspensas em uma mina de níquel na região.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) reverteu a liminar que autorizava o funcionamento da Mina de Onça Puma, localizada no município de Ourilândia do Norte.

Relembrando, em fevereiro, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Pará (SEMAS) havia suspendido a licença de operação da mina.

Na época, a Semas alegou que houve “descumprimento de condicionantes ambientais” pela companhia na unidade. 

Após a decisão da secretaria, a Vale pediu uma tutela provisória de urgência à Justiça do Pará, afirmando que reforçou o cumprimento dos controles socioambientais da atividade conforme a legislação. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A companhia conseguiu restabelecer a validade da licença em 26 de fevereiro. Mas quatro dias depois o Estado entrou com recurso — o que levou à suspensão dessa decisão inicial de restabelecimento da licença e, por consequência, barrou a companhia de operar a mina de Onça Puma.

“A Vale adotará as medidas judiciais cabíveis para buscar reverter a decisão perante o TJPA, assim como nos tribunais superiores em Brasília”, escreveu a empresa, em comunicado ao mercado. 

Vale destacar que Onça Puma é a única mina de níquel da Vale (VALE3) no Brasil. A companhia anunciou em 2022 o investimento de aproximadamente US$ 555 milhões para a expansão da mina, com a instalação de um segundo forno.

A expectativa é que o investimento resulte no aumento de 15 mil toneladas por ano na produção de níquel contido em ferro-níquel a partir de 2025.

Exit mobile version