O banquete da JBS (JBSS3) aos acionistas da companhia continua. Com as ações valorizando quase 70% nos últimos 12 meses, a gigante de alimentos recorre a uma outra forma de remunerar os detentores de JBSS3: um programa de recompra de ações.
Na noite desta segunda-feira (23), a JBS informou, em fato relevante à CVM, que seu conselho de administração aprovou o novo programa de recompra de ações.
De acordo com o programa aprovado, a companhia, que atualmente possui 1,33 bilhão de ações em circulação no mercado, poderá recomprar até 113 milhões de ações.
Ainda de acordo com a JBS, todas as operações de compra e venda de ações serão realizadas na B3. O programa terá duração de 18 meses e começa já nesta segunda.
“Na hipótese de serem realizadas operações no âmbito do plano de recompra, não haverá alterações na composição do controle acionário ou da estrutura administrativa da JBS”, afirmou a companhia, no comunicado divulgado ao mercado.
“O conselho de administração da JBS entende que a aquisição de ações não acarretará qualquer prejuízo ao cumprimento das obrigações assumidas pela JBS, tampouco comprometerá o pagamento de dividendos obrigatórios, em virtude da situação de liquidez e geração de caixa da JBS.”
- Quanto pode render R$10 mil em 5 anos? Simulador faz os cálculos; veja como usar
Para que serve a recompra de ações?
Existem diversos motivos que levam uma empresa como a JBS a aprovar um programa de recompras como esse. Entre eles, estão:
- A empresa acredita que suas ações estão baratas ou mal avaliadas pelo mercado;
- A companhia precisa distribuir ações aos executivos como bônus e não quer emitir novos papéis;
- Ela quer gerar valor ao acionista que continua em sua base, apesar da instabilidade do mercado.
Isso porque a recompra é uma das maneiras que uma empresa pode escolher para dar retorno para o seu investidor. Por outro lado, a operação acaba tirando um pouco da liquidez dos papéis no mercado.
No caso da JBS, o objetivo da recompra é “maximizar a geração de valor para o acionista por meio de uma administração eficiente da sua estrutura de capital.”