Acompanhar os resultados financeiros da Americanas (AMER3) está se transformando em um exercício de paciência. A varejista adiou mais uma vez a divulgação de seus balanços.
O adiamento da vez envolve as demonstrações financeiras consolidadas de 2023, bem como os detalhes referentes ao quarto trimestre do ano passado.
De quebra, a varejista já avisou que vai atrasar a divulgação do balanço do primeiro trimestre de 2024, que estava marcada para 15 de maio.
Segundo a Americanas, o adiamento ocorreu “em razão da complexidade dos impactos da recuperação judicial e da aprovação e homologação do Plano de Recuperação Judicial da companhia e de suas subsidiárias”.
A varejista também antecipou que pretende convocar em breve uma Assembleia Geral Ordinária (AGO). A expectativa é de que a AGO seja chamada para 30 de abril.
Já o exame, discussão e votação das demonstrações financeiras relativas ao exercício social de 2023 serão deliberadas em Assembleia Geral Extraordinária (AGE). Como os resultados foram adiados novamente, ainda se sabe para quando ficará a AGE.
- Os balanços do 4T23 já estão sendo publicados: receba em primeira mão a análise dos profissionais da Empiricus Research e saiba quais ações comprar neste momento. É totalmente gratuito – basta clicar aqui.
O histórico da Americanas
Desde a revelação de uma fraude bilionária nos balanços da Americanas, no início do ano passado, o adiamento da divulgação de balanços transformou-se quase em uma “tradição”.
Após a revelação da maior fraude contábil da história do mercado brasileiro de capitais, a Americanas republicou os balanços fraudados de 2021 e 2022. Mas não sem demora. A varejista adiou essas divulgações em mais de uma ocasião.
O mesmo ocorreu com os números da companhia em 2023. Os resultados auditados conhecidos até o momento vão até o terceiro trimestre do ano passado.
De acordo com a varejista, os números da reta final do ano passado e do primeiro trimestre de 2024 serão conhecidos até 28 de maio para descobrir os novos números da companhia.
A data foi estabelecida como prazo máximo para a publicação dos balanços pela Americanas.