Site icon Seu Dinheiro

Por que Elon Musk está processando a OpenIA, a ‘joia da coroa’ do mercado de inteligência artificial que ele ajudou a fundar?

Elon Musk, presidente da Tesla, e Sam Altman, CEO da OpenIA

Elon Musk e Sam Altman, CEO da OpenIA

O bilionário Elon Musk está em pé de guerra com a OpenAI. Ele está processando a criadora do ChatGPT e seu CEO, Sam Altman, informa a agência de notícias Reuters.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dono da Tesla e do X, antigo Twitter, Musk alega que o executivo e a Open AI “abandonaram a missão original de desenvolver a inteligência artificial para o benefício da humanidade”

No entendimento do homem mais rico do mundo, Altman e a criadora do chatbot mais famoso do mundo agora “visam apenas o lucro”. O processo foi protocolado na quinta-feira (29).

Não é que o bilionário tenha repentinamente se voltado contra a obtenção de lucros.

Na queixa, Musk diz que Altman e o cofundador da OpenAI, Greg Brockman, o haviam procurado Musk no passado com o objetivo de fundar uma empresa sem fins lucrativos e com código aberto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que Musk foi um dos co-fundadores da OpenIA, lá em 2015, porém deixou o conselho da companhia em 2018.

Dança das cadeiras na OpenIA

No ano passado, Altman havia sido retirado da presidência pelo conselho da OpenIA e substituído por Mira Murati, alegando que o ex-presidente estava desviando a empresa do objetivo inicial de desenvolver inteligência artificial para o benefício da humanidade. 

Porém, poucos dias depois, Altman retornou à empresa.

Analistas atribuem o sucesso da OpenIA à Altman. Seis meses após seu lançamento em novembro de 2022, o ChatGPT se tornou o aplicativo de software com o crescimento mais rápido do mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foi por causa dele que outras empresas de tecnologia passaram a investir em chatbots com as mais diversas especificidades.

Exit mobile version