Site icon Seu Dinheiro

Ação de farmacêutica espanhola despenca com denúncia de fraude contábil 

Grifols, empresa farmacêutica espanhola,; Madri

Grifols, empresa farmacêutica espanhola

O Cavaleiro das Trevas conquistou uma legião de fãs em todo o mundo com as suas histórias de descoberta e combate ao crime em Gotham City, como um juramento pessoal para vingar a morte de seus pais, ainda quando era criança. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, o que nem os leitores e amantes do Batman poderiam esperar aconteceu — e bem distante da cidade fictícia da DC. 

Em Madri, na Espanha, um fundo de hedge — gestão de ativos de proteção como ouro e dólar — que tem o mesmo nome da cidade natal do herói é um dos protagonistas na descoberta de uma possível fraude contábil. 

A Gotham City Research questionou os números dos recentes balanços financeiros da Grifols, uma farmacêutica espanhola que fabrica medicamentos com plasma humano, em relatório divulgado nesta terça-feira (9). 

Em reação, as ações da companhia caíram 42% na abertura das negociações na bolsa de Madri. Por volta das 11h20 (horário de Brasília), os papéis seguiam em queda, na ordem de 34%. A farmacêutica já perdeu mais de US$ 3,8 bilhões em valor de mercado. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O principal índice da bolsa de Madri, Ibex 35, recua mais de 2% hoje. Acompanhe o que movimenta os mercados.

Em Madri: a denúncia e o possível conflito de interesses 

Segundo o fundo, a relação entre a dívida e o lucro (EV/Ebitda) da farmacêutica, também chamado de alavancagem, é bem maior do que a divulgada pela farmacêutica. 

Para a Gotham City, este índice está entre 10 e 13x o Ebitda, enquanto a companhia reporta a relação de 6x.

Além disso, o fundo alegou ter encontrado evidências de “práticas contábeis suspeitas” e empréstimos ocultos relacionados à Scranton Enterprises, uma entidade da família Grifols, com o intuito de simular uma situação mais favorável para a empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em resposta, a Grifols afirmou que o relatório do fundo consiste em “informação falsa” e especulação.

A farmacêutica também disse que mantém o “mais alto nível de integridade e transparência” em comunicado à CNMV — equivalente à CVM brasileira.

A Grifols qualifica o relatório da Gotham City Research como “especulativo”. Tomas Daga, membro do conselho da companhia farmacêutica, disse à agência de notícias Reuters, que o fundo tem posições na companhia e insinuou que uma eventual queda nos preços das ações poderia ser “interessante” para ele.

A Gotham se concentra em "investimentos baseados em due diligence". Em seu site, informa que possui posições compradas ou vendidas nas empresas que reporta. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Recentemente, a empresa de publicidade Criteo, um fornecedor da Apple — a AAC Technologies — e o fabricante de etiquetas SES Imagotag também foram alvos do fundo. 

Por fim, a KPMG, consultoria responsável pela auditoria dos resultados da Grifols em 2022, ainda não se pronunciou, de acordo com a Reuters

*Com informações de Reuters

Exit mobile version