A Receita Federal divulgou o balanço final da Declaração do Imposto de Renda 2024 (IRPF), referente ao ano-base 2023. O prazo para entregar os documentos ao “leão” se encerrou na última sexta-feira (31). Veja o que fazer caso você não tenha entregue.
Ao todo, foram recebidas 42.421.153 declarações, um crescimento de 2,9% no total de declarações entregues, segundo a Receita.
Em nota, o supervisor nacional do programa do IRPF, auditor-fiscal José Carlos Fonseca, disse que não houve "nenhum problema tecnológico" nem sobrecarga do sistema da Receita que recebe as declarações. "Foi um dos anos que temos somente que nos orgulhar, isso mostra a estabilidade de todo o processo que construímos até agora".
Segundo o órgão, 60,7% das declarações resultaram em restituição para o contribuinte, enquanto apenas 20,5% devem pagar de impostos. Além disso, 18,9% das declarações ficaram sem valores a pagar ou a restituir
- Faça sua declaração do Imposto de Renda sem dor de cabeça: baixe nosso Guia do IR, feito pela jornalista especializada Julia Wiltgen. Clique aqui e receba gratuitamente no seu e-mail.
Formato das declarações de Imposto de Renda
Dos formulários, 82% foram preenchidos a partir do programa baixado em computador. Optaram pelo preenchimento on-line 10,7% e apenas 7,3% fizeram pelo aplicativo no celular.
A forma preferida dos contribuintes é fazer a declaração inserindo os números na mão. Do total de declarações entregues, 41% usaram o modelo pré-preenchido e 56,5% optou pelo modelo simplificado.
O recurso ajuda a reduzir as chances de erros na declaração, evitando que o contribuinte caia na malha fina. Neste ano, a declaração pré-preenchida estava disponível para 75% dos declarantes.
Vale reafirmar também que as declarações enviadas após o prazo estão sujeitas a multa por atraso ou entrega. No caso de moradores de municípios do Rio Grande do Sul, a declaração pode ser entregue até 30 de agosto devido ao estado de calamidade pública.
Quem declara mais
Ainda segundo os dados disponibilizados pela Receita Federal 41% dos declarantes são do sexo feminino, com uma média de idade de 47 anos.
Além disso, 8,0% das declarações entregues foram retificadoras — ou seja, revisões de declarações já enviadas anteriormente.
Outras informações interessantes do IRPF 2024: 18.947 declarações foram feitas por herdeiros em final de espólio, enquanto 56.166 declarações foram feitas por pessoas que saíram do país em 2023.