Cair na malha fina é uma dor de cabeça. No entanto, parte dos brasileiros que correram atrás e regularizaram as inconsistências na declaração do imposto de renda da pessoa física vai reaver esse dinheiro – e a consulta já pode ser feita.
A Receita Federal anunciou, nesta quinta-feira (21), a abertura da consulta a mais um lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física, no valor total de R$ 339 milhões.
Ao todo, 205.930 brasileiros que declararam renda em anos anteriores foram contemplados. Confira os contribuintes que receberão a quantia por faixa etária:
- 4.201 dos contribuintes têm mais de 80 anos;
- 28.541 têm entre 60 e 79 anos;
- 3.404 têm alguma deficiência física, mental ou doença grave;
- 6.910 têm o magistério como principal fonte de renda;
Também há 106.096 cidadãos sem prioridade legal, mas que vão receber no lote atual por terem usado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição por Pix.
Além disso, foram contemplados 56.778 contribuintes não prioritários.
- [GUIA DO IMPOSTO DE RENDA 2024] Baixe o guia gratuito do Seu Dinheiro e veja como prestar contas com a Receita Federal, sem correr o risco de cair na malha fina.
Como consultar o lote residual do Imposto de Renda?
O pagamento da restituição do imposto de renda será feito em 28 de março na conta informada na declaração do IR.
A consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”.
Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração.
Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.
Não recebi. E agora?
Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco.
Os telefones são: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC.
Para fazer a solicitação, o cidadão deve entrar na página do Portal e-CAC e acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”. Em seguida, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, depois, no campo "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".