Site icon Seu Dinheiro

“Brasília é um dos principais riscos para o Brasil”: por que a irresponsabilidade com o dinheiro público é o que ‘segura’ o país hoje 

Foto do Congresso Nacional, em Brasília, num dia de céu carregado; a imagem representa o clima tenso em Brasília e os desdobramentos negativos para a bolsa. Orçamento Secreto

Congresso Nacional

Na visão de Fernando Siqueira, head de research da Guide Investimentos, o principal problema do Brasil hoje tem endereço certo: Brasília.  Em sua mais recente participação no podcast Touros e Ursos, ele elegeu a irresponsabilidade com o dinheiro público como o Ursos não só da semana, mas dos últimos anos.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Urso é uma menção nada honrosa concedida pelos apresentadores e convidados do podcast aos que chamaram atenção negativamente na semana que passou. 

Para ele, a distribuição de dinheiro “a torto e a direito”, sem ajustes fiscais por parte do governo, inviabiliza uma melhora na inflação — e ‘patrocinam’ as prováveis novas altas na Selic

No episódio, ele também fala sobre o desempenho estrondoso do Ibovespa ao longo dos últimos dias, com uma máxima histórica atrás da outra. O que poderia fazer o índice subir ainda mais e o que acabaria com a festa? 

Entenda no episódio logo abaixo: 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aproveite também para se inscrever no canal do Seu Dinheiro no YouTube. Assim, você recebe alertas sempre que publicarmos: 

Tudo de graça e sem enrolação. Ou seja, um ecossistema que favorece o seu bolso. Clique aqui e se inscreva no canal do Seu Dinheiro no YouTube. 

VEJA TAMBÉM — Subir ou não subir a Selic? Eis a questão do Banco Central

Em outro episódio do podcast Touros e Ursos, nossa equipe conversa com o ex-diretor do Banco Central, Reinaldo Le Grazie, sobre o possível futuro da taxa básica de juros no Brasil. 

Sem rodeios, Le Grazie é claro ao dizer que “tem quase certeza de que o Banco Central terá que aumentar a Selic ainda em 2024” — mesmo com o provável início do ciclo de corte de juros nos EUA já em setembro. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na visão dele, a Selic deve voltar para a casa dos 12% ao ano até dezembro. Veja o papo completo logo abaixo e não se esqueça de se inscrever no nosso canal do YouTube, basta clicar aqui. 

Exit mobile version