Site icon Seu Dinheiro

Banco Central libera 4 mil moedas comemorativas dos 200 anos da primeira Constituição brasileira

Moeda em comemoração aos 200 anos da primeira Constituição brasileira de 1824

Moeda em comemoração aos 200 anos da Constituição de 1824

A primeira Constituição brasileira ganhará homenagem em seu aniversário de 200 anos. O Banco Central (BC) vai liberar um lote de 4 mil moedas em comemoração à Carta Magna de 1824. Produzida em prata, a peça terá valor de face de R$ 5, mas será vendida por R$ 440.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os colecionadores já podem comprar as moedas a partir desta sexta-feira (24). A transação será feita exclusivamente pelo site Clube da Medalha, mantido pela Casa da Moeda. Até abril, o BC havia produzido 3 mil unidades, mas informou que o número poderia subir para até 10 mil peças, dependendo do sucesso.

A frente da moeda tem o desenho do livro da primeira Constituição brasileira aberto com as páginas retratadas em cor sépia, que representa a passagem do tempo. 

A imagem também conterá uma pena estilizada e o texto manuscrito, que remetem à forma como o livro, há 200 anos, foi redigido. Esta é a primeira vez que o recurso da cor é utilizado em uma moeda de prata no Brasil.

Já a parte de trás da moeda mostra o prédio do Congresso Nacional, símbolo do Poder Legislativo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O conjunto arquitetônico do Congresso, composto por duas cúpulas – uma voltada para cima e outra para baixo – representa o Poder Legislativo bicameral. 

O modelo já havia sido proposto na primeira Carta Magna do Brasil, com as duas Câmaras – de deputados e de senadores – que formavam a Assembleia Geral.

A moeda comemorativa foi lançada em abril em evento no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. A cerimônia contou com a presença de representantes do Banco Central, da Casa da Moeda e da Câmara.

Homenageada na moeda: a Constituição de 1824

A Carta Magna de 1824 foi outorgada pelo imperador Dom Pedro I, em meio à falta de acordo na Assembleia Constituinte do ano anterior. Essa foi a Constituição mais longeva da história do Brasil, durante 65 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao outorgar a Constituição, o monarca impôs sua vontade e estabeleceu quatro Poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário e Moderador, representado pelo próprio imperador e acima dos demais Poderes. 

Com atribuições diversas e amplos poderes ao imperador, a Constituição estabeleceu uma monarquia hereditária.

Apesar de traços que ficaram ultrapassados, como a monarquia, a Constituição de 1824 estabeleceu legados que perduram até hoje na administração pública brasileira. 

O texto estabeleceu o Poder Legislativo bicameral, com a coexistência da Câmara dos Deputados e do Senado. No Poder Judiciário, criou o Supremo Tribunal de Justiça, que mudou de nome e, atualmente, se chama Supremo Tribunal Federal.

Exit mobile version