Site icon Seu Dinheiro

A Selic vai subir? Quem está vendo os juros em alta é o mercado, não os economistas — e quem diz isso é Campos Neto

campos neto selic taxa de juros ações

Em meio a especulações sobre um possível aumento dos juros na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), o presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, pediu calma e cautela aos investidores sobre o futuro da Selic.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"É importante ter calma, ter cautela nos momentos de muita volatilidade", disse o chefe da autoridade monetária, em entrevista ao jornal O Globo

"A gente tem uma tese não comprovada, mas com indícios, de que o mercado de trabalho forte está começando a afetar serviços, mas ainda não está evidente", pontuou.

Então, Campos Neto vai subir a Selic? Quem aposta nisso é o mercado

Questionado outra vez sobre a possibilidade de elevar os juros, Campos Neto afirmou que, se fosse necessário, o BC aumentaria as taxas

Entretanto, o presidente do Banco Central destacou que não lembrava de ter mencionado a possibilidade de aumentar a Selic — afinal, quem está projetando esse cenário é o mercado, e não os economistas por si só.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"O mercado já vinha colocando um pouco de expectativa de alta na curva. Mas não depende só do mercado, precisa olhar o cenário daqui para frente. A economia está forte, parte do mercado de trabalho está forte, a inflação em 12 meses bateu 4,5%, mas vai cair um pouco, e os próximos números vão ser melhores."

O que os dirigentes do Comitê de Política Monetária (Copom) têm sinalizado é que se fosse necessário promover alta do juro básico, isso seria feito, segundo Campos Neto. 

Para o economista, atualmente existe a percepção de que haverá uma desaceleração organizada, dados os sinais de melhora da situação internacional. 

"Os economistas não estão prevendo alta de juros para este ano, mas o mercado sim."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As expectativas do mercado para a economia brasileira

Os economistas do mercado voltaram a aumentar as projeções para o PIB brasileiro em 2024 — enquanto se dividem nas apostas para os juros, de acordo com a mais recente edição do boletim Focus, divulgada na última segunda-feira (19).

Uma parte do mercado projeta que a Selic deve subir na próxima reunião do Copom, marcada para os dias 17 e 18 de setembro de 2024.

Na avaliação de Reinaldo Le Grazie, ex-diretor do BC, “não sobrou nada ao Copom a fazer exceto subir a Selic”. Você confere aqui tudo o que Le Grazie sobre os juros em entrevista ao podcast Touros e Ursos.

Enquanto isso, outros economistas avaliam que o patamar atual da Selic, de 10,50% ao ano, já implica em níveis suficientemente restritivos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a Focus, a mediana das expectativas do mercado para a Selic no fim do ano segue em 10,50%. 

Já para o ano que vem, as perspectivas indicam para um Copom mais comedido em relação a um eventual ciclo de cortes. A projeção para os juros ao fim de 2025 subiu para 10,00%, de 9,75% há uma semana.

*Com informações do Estadão Conteúdo.

Exit mobile version