Desde a realização dos exames do chamado Enem dos concursos públicos, os concurseiros vinham aguardando a divulgação das notas das provas. Agora, a espera está chegando ao fim.
A partir desta terça-feira (8), às 10 horas, os candidatos vão poder consultar os resultados finais das provas objetivas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).
Além disso, os inscritos no processo seletivo também poderão acessar as notas preliminares das provas discursivas e da redação.
Serão divulgados os resultados dos blocos 1 ao 7, exceto o 4. Isso porque, devido a uma liminar da Justiça do Distrito Federal, a publicação dos resultados das provas do bloco 4 foi suspensa até uma nova decisão da justiça.
As avaliações do Enem dos concursos foram realizadas ainda em agosto, promovidas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Os exames foram aplicados em 228 cidades e reuniu 970.037 pessoas, que disputam as 6.640 vagas em 21 órgãos da Administração Pública Federal.
Ideias diárias de investimento direto no seu WhastApp? Faça parte da Comunidade do Clube de Investidores SD Select; clique aqui para fazer parte gratuitamente
Os resultados do Enem dos concursos públicos: como acessar?
Para consultar as suas notas do concurso público, você deverá acessar o site do CPNU, que você pode conferir aqui.
Em seguida, deverá clicar abaixo da “Área do Candidato”, no “cartão de confirmação, resumo da inscrição, solicitações, perguntas frequentes, etc”.
Você será encaminhado para a página de login do Enem dos concursos, onde deverá realizar o acesso através dos seus dados de cadastro.
Depois, deverá acessar “Área do Candidato”. O site te encaminhará para a página onde constará as suas informações de notas.
No portal, você terá acesso aos números de acertos, a nota e o resultado ponderado obtido nas provas objetivas de conhecimentos gerais.
Além disso, serão apresentadas a nota total e a nota ponderada das provas de conhecimento específico. Por ter pesos diferentes para cada eixo temático, as avaliações específicas contarão ainda com as notas obtidas em cada seção.
Caso o candidato seja aprovado, deverá aparecer a convocação de títulos, que ocorre a partir desta terça-feira (8), em conjunto com a divulgação dos resultados.
O CPNU ainda disponibilizará a imagem da sua prova discursiva ou redação e um extrato do resultado, que conterá os detalhes das notas de cada uma das provas.
O extrato permite que você entenda a composição da nota que recebeu. Vale lembrar que a imagem do cartão-resposta das provas objetivas já foi disponibilizada e pode ser acessada na área do candidato.
- Clube de Investidores Sd Select: cadastre-se aqui para receber no seu email a curadoria das notícias mais importantes do dia, todos os dias
Problemas no CPNU: o bloco 4
Durante a realização das provas do turno da manhã, em Recife, os fiscais do exame abriram e distribuíram as avaliações destinadas para o período da tarde.
Os candidatos chegaram a preencher os campos de identificação e iniciar a resolução das questões, antes do erro ser percebido e as avaliações serem recolhidas.
Com a confusão na distribuição dos exames, a 14ª Vara Cível do Distrito Federal enxergou vazamento da prova e determinou a suspensão dos resultados.
A Advocacia-Geral da União (AGU) já determinou que vai recorrer da decisão.
Os próximos passos do Enem dos concursos públicos
Com a divulgação das notas preliminares, os candidatos podem pedir revisão dos resultados da prova discursiva. Os concurseiros terão até quarta-feira (9) para entrar com o recurso. O resultado da verificação será conhecido em 17 de outubro.
Enquanto isso, os concurseiros que foram aprovados passarão pela avaliação de títulos.
Esta etapa analisa os documentos que comprovem cursos, pós-graduações ou experiências profissionais na área dos candidatos. O processo de envio dos documentos ocorrerá até esta quinta-feira (10).
Conforme os editais do concurso, os aprovados que não apresentarem os títulos até o fim do prazo receberão nota zero. Vale lembrar que esta fase é apenas classificatória.
O resultado preliminar da avaliação de títulos será divulgado em 4 de novembro. Já os recursos para a revisão dos resultados poderão ser feitos do dia 4 até o dia 5 de novembro.
Confira as próximas datas do CPNU:
- Convocação para avaliação de títulos: 8 de outubro;
- Período de pedido de revisão das notas da prova discursiva: até 9 de outubro;
- Período de envio dos documentos da avaliação de títulos: até 10 de outubro;
- Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da prova discursiva: 17 de outubro;
- Convocação para procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos pretos e aos indígenas: 17 de outubro;
- Prazo para avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararam com deficiência: 17 de outubro até 25 de outubro;
- Resultado preliminar da avaliação de títulos: 4 de novembro;
- Período de pedido para revisão da avaliação de títulos: 4 e 5 de novembro;
- Previsão de divulgação dos resultados finais: 21 de novembro.