Os concurseiros ganharam mais uma oportunidade para trabalhar em um órgão do governo federal. Nesta terça-feira (23) começaram as inscrições para o concurso público da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os interessados poderão se inscrever até 16 de fevereiro, às 16 horas, pelo site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). A associação é responsável pela aplicação do exame.
A taxa para participar do concurso é de R$ 160,00. Assim como em outros processos seletivos já divulgados, os candidatos inscritos no CadÚnico e doadores de medula óssea poderão pedir isenção do pagamento.
Segundo o edital, a Anvisa disponibiliza 50 vagas com salário inicial de R$ 16.413,35. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
VEJA TAMBÉM: ONDE INVESTIR EM 2024: AÇÕES, RENDA FIXA, DIVIDENDOS, FIIS, BDRs E CRIPTOMOEDAS - INDICAÇÕES GRÁTIS
Como serão as provas para o concurso da Anvisa?
A seleção para os cargos disponibilizados pela Anvisa e as avaliações de identificação dos candidatos que concorrerem para as vagas reservadas serão feitas em Brasília (DF).
O processo seletivo será composto por duas etapas. Na primeira fase, os candidatos deverão realizar provas objetivas e discursiva, com caráter eliminatório e classificatório.
Após o exame, também terão que passar por uma avaliação de títulos, na qual serão convocados para apresentar documentos que comprovem a formação educacional e experiência profissional.
Na segunda etapa, os candidatos serão submetidos a um curso de formação, com caráter eliminatório e classificatório. A avaliação será constituída de uma prova objetiva, com 80 itens.
As provas objetivas e discursiva da primeira etapa estão previstas para ocorrer em 21 de abril.
As vagas e atuação na Anvisa
Todas as 50 vagas oferecidas pelo órgão são para atuar como especialista em regulação e vigilância sanitária. Os aprovados terão a função de formular e avaliar planos, programas e projetos da Anvisa.
No entanto, os cargos são divididos em quatro áreas de atuação. Todos os setores exigem graduação no ensino superior, porém cada um exige formações distintas.
Para a Área 1, que possui três vagas, é exigido nível superior em Engenharia Química, Química, Bioquímica, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica ou Engenharia Agronômica.
Na Área 2, com 39 vagas, são aceitos apenas os candidatos que tenham concluído graduação no curso de Farmácia. Já a Área 3, com cinco oportunidades, exige formação superior em Biologia, Enfermagem, Odontologia, Biomedicina, Fisioterapia ou veterinária.
Por fim, para atuar na Área 4, que dispõe de três vagas, é necessário nível superior em Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Processamento de Dados, Sistemas de Informação, Informática, Engenharia da Computação, Engenharia de Sistemas ou Engenharia de Redes.