Site icon Seu Dinheiro

Prévia do PIB no Brasil, indústria nos EUA e PIB na China: saiba o que deve mexer nos mercados nesta semana

ação dividendos investidores gráfico oscilação lifetime investimentos

Depois de uma semana em que as atenções dos analistas estavam voltadas para os dados da inflação, o foco dos investidores nesta terceira semana de outubro será a prévia do Produto Interno Brasileiro (PIB).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na segunda-feira, dois relatórios internos servirão de base para os analistas avaliarem as expectativas de mercado no Brasil. O Banco Central divulga o Relatório Focus, em que constam as expectativas para a inflação interna, PIB, câmbio e taxa de juros.

Na sequência, ainda na segunda-feira, a autoridade monetária divulga também o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), uma prévia mensal do PIB que oferece uma visão sobre a atividade econômica interna.

Já na terça-feira, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) apresenta o Monitor do PIB, que contém uma análise sobre o que esperar do PIB brasileiro.

Uma série de sondagens de índices de preços e sondagens econômicas estará no foco dos analistas na quinta-feira. Será divulgado pela Fipe o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que serve de termômetro da inflação. Já a FGV divulgará, também na quinta, o IGP-10, outro indicador de inflação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Também na quinta-feira, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga a sondagem industrial, que avalia o desempenho da indústria brasileira.

Cenário externo

No mercado externo, a agenda da semana será esvaziada de indicadores. Os principais destaques são, nos Estados Unidos, o Índice Empire Manufacturing, que avalia as condições de negócio no setor industrial, de outubro, que será divulgado na terça-feira.

Já na quinta-feira, saem números das vendas no varejo de setembro e o índice de atividade do Fed da Filadélfia, além da produção industrial de setembro, relevante indicador do desempenho da economia norte-americana.

Na Europa, dados e decisões importantes estarão no centro das atenções dos analistas na quinta-feira. Serão divulgados o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) e a balança comercial da Zona do Euro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A aguardada decisão de política monetária do Banco Central Europeu sai às 9h15, seguida de coletiva de Christine Lagarde, presidente do BCE.

A expectativa dos analistas é o que o Banco Europeu corte a taxa de juros - ela está em 3,65% ao ano e as projeções sugerem que ela caia para 3,40%.

Já a China, que prometeu aumentar significativamente seu endividamento para reanimar a economia interna, divulga na noite de quinta-feira dados do PIB do terceiro trimestre.

Também serão divulgados os dados chineses de setembro da produção industrial, das vendas no varejo, do investimento em ativos fixos e a taxa de desemprego.

Exit mobile version