Sem um pregão da bolsa brasileira para chamar de seu devido à pausa do Carnaval, os investidores acompanharam os mercados internacionais nesta segunda-feira (12). Com a agenda do dia mais esvaziada, as expectativas com os novos dados de inflação nos Estados Unidos dominam os holofotes hoje.
Isso porque o departamento do trabalho norte-americano deve publicar na manhã de terça-feira (13) o índice de preços ao consumidor (CPI) de janeiro e o núcleo da inflação dos EUA de dezembro.
Ainda estão no radar os comentários de membros do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) previstos para esta semana, que devem dar novos sinais sobre os juros na terra do Tio Sam.
Enquanto o Dow Jones aproveitou a expectativa com os dados macroeconômicos para atingir novas máximas hoje, as bolsas de valores norte-americanas Nasdaq e S&P 500 terminaram o dia no campo negativo.
Vale lembrar que, na última sexta-feira (09), o S&P 500 fechou acima de 5 mil pontos pela primeira vez na história. Confira aqui os três motivos que fizeram o índice subir no pregão anterior.
Veja como fecharam as bolsas de valores dos Estados Unidos nesta segunda-feira (12):
- Dow Jones: +0,33%
- S&P 500: -0,09%
- Nasdaq: -0,30%
VEJA TAMBÉM: PODCAST TOUROS E URSOS - O ano das guerras, Trump rumo à Casa Branca e China mais fraca: o impacto nos mercados
Para além de Wall Street
Para além das bolsas de Wall Street, o EWZ, fundo de índice (ETF) de ações brasileiras listado em Nova York, encerrou o pregão desta segunda-feira em valorização de 0,94%.
Por ser o principal ETF brasileiro negociado nos EUA, o indicador é considerado um termômetro de como a bolsa local deve digerir os dados de inflação no pregão de quarta-feira, quando as negociações na B3 serão retomadas com horário especial de negociação.
Enquanto isso, a moeda norte-americana operou estável hoje. O índice DXY, indicador que compara o dólar com uma cesta de moedas fortes, registrou leve alta de 0,06%.
Os contratos futuros do petróleo fecharam sem direção única hoje. O Brent, considerado referência no mercado internacional, para abril recuou 0,30%, a US$ 81,94 o barril. Já o WTI para março subiu 0,10%, para US$ 76,92 o barril.
Na Europa, as bolsas fecharam em alta, com os balanços e as perspectivas sobre as taxas de juros ocupando as atenções. Em Londres, o FTSE-100 fechou perto da estabilidade, com alta de 0,01%.
Já em Frankfurt, o DAX encerrou com ganhos de 0,65%, enquanto, em Paris, o CAC-40 teve valorização de 0,55%.
Por sua vez, na Ásia, os mercados estiveram fechados na China, Taiwan e Coreia do Sul devido ao feriado do Ano Novo Lunar.