O Grupo Casas Bahia (BHIA3) bem que se esforçou, mas não conseguiu permanecer no Ibovespa.
A saída do papel é a surpresa da terceira e última prévia do índice para o quadrimestre entre maio e agosto de 2024.
E, enquanto a ação da Casas Bahia vai para o “banco de reservas” da bolsa, a Vivara (VIVA3) foi confirmada hoje como a mais nova titular do Ibovespa.
Sem BHIA3 e com VIVA3, o rebalanceamento do principal índice de ações da B3 começa a valer na próxima segunda-feira (6)*.
A entrada da ação da Vivara no Ibovespa já era esperada, de certo modo. O papel apareceu na carteira teórica das duas primeiras prévias divulgadas pela B3.
A surpresa veio do Grupo Casas Bahia.
No fim de 2023, a varejista acelerou um grupamento de ações para deixar a condição de penny stock e permanecer no Ibovespa.
Como a cotação de BHIA3 encontra-se razoavelmente acima de R$ 1 e a ação tem bastante liquidez, é provável que a exclusão do papel esteja relacionada com a recuperação extrajudicial da varejista.
No fim de abril, a Casas Bahia revelou um acordo com o Bradesco e o Banco do Brasil para postergar o pagamento de R$ 4,1 bilhões em dívidas.
Embora não tenha ficado claro, é possível que a B3 tenha aplicado ao Grupo Casas Bahia o mesmo critério usado para empresas em recuperação judicial.
A B3 exclui de seus índices as ações de empresas em RJ. As ações dessas empresas continuam sendo negociadas na bolsa, mas não podem integrar seus índices.
- Receba matérias especiais do Seu Dinheiro + recomendações de investimentos diretamente em seu WhatsApp. É só clicar aqui e entrar na In$ights, comunidade gratuita.
A diferença da recuperação judicial para a extrajudicial é que, na primeira, a empresa devedora ganha tempo para elaborar um plano capaz de evitar a falência; na segunda, a companhia já aparece com um acordo com seus credores praticamente pronto para ser homologado.
De qualquer modo, a saída do Ibovespa coloca os papéis da Casas Bahia na mesma situação de outras empresas como Americanas (AMER3), Oi (OIBR3) e Gol (GOLL4), cujas ações têm bastante liquidez, mas não estão em nenhum índice.
O Seu Dinheiro entrou em contato com a B3 para esclarecer se o mesmo critério foi aplicado ao Grupo Casas Bahia.
A matéria será atualizada se houver resposta.
Como vai ficar o Ibovespa
Diante da saída da Casas Bahia e da entrada da Vivara, o Ibovespa vai continuar com 86 ações de 83 diferentes empresas brasileiras.
Vale lembrar que a ação da Gol deixou o índice no fim de janeiro, quando a companhia aérea entrou com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos.
De acordo com a administradora da bolsa brasileira, as cinco ações mais relevantes da nova carteira teórica são:
Vale (VALE3: 13,355%), Petrobras PN (PETR4: 9,146%), Itaú Unibanco (ITUB4: 7,081%), Petrobras ON (PETR3: 4,536%) e Banco do Brasil (BBAS3: 3,714%).
*Atualizada para corrigir a data da entrada em vigor da nova carteira teórica do Ibovespa.