Site icon Seu Dinheiro

Fundo árabe consegue tirar dona do Burger King (ZAMP3) do Novo Mercado da B3; ações desabam 19%

Restaurante do Burger King

Restaurante do Burger King

O fundo árabe Mubadala conseguiu levar adiante o plano de tirar a Zamp (ZAMP3), dona das redes de restaurantes Burger King e Popeyes no Brasil, do Novo Mercado da B3. Mas não foi uma barbada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proposta para retirar a Zamp do segmento de listagem de empresas com práticas mais rigorosas de governança corporativa da B3 contou com o apoio de aproximadamente 61% dos votos em assembleia.

Lembrando que o Mubadala aumentou a participação na empresa para quase 40% em dezembro. Assim, aumentou o poder de voto na assembleia de ontem.

Ao mesmo tempo, a Mar Asset e a Fitpart, que questionaram o plano do fundo árabe, reduziram a posição na Zamp antes da assembleia. Ainda assim, 39% se manifestaram contra o plano.

Com o aval dos acionistas, o Mubadala fica dispensado de fazer uma oferta pública de aquisição (OPA) pelos papéis dos minoritários para tirar a dona do Burger King do Novo Mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ações caem forte

Apesar do resultado esperado da assembleia, as ações da Zamp (ZAMP) reagiram em forte queda de 19% nesta quinta-feira (4) na B3, encerrando o dia cotadas em R$ 4,68*.

Vale destacar que, além da assembleia, os investidores repercutem outras duas notícias. A primeira é a saída dos conselheiros Marcos Grodetzky e Ricardo Wajnberg.

O conselho da Zamp aprovou ainda a antecipação dos períodos de carência (vesting) das opções concedidas a executivos da companhia. Essa medida terá um impacto de aproximadamente R$ 46,2 milhões.

TOUROS E URSOS - Haddad, Bitcoin, Petrobras e ChatGPT… Elegemos os melhores do ano (Milei e Barbie perderam) — aqui está o ranking

Por que o Mubadala quer tirar a Zamp (ZAMP3) do Novo Mercado

O Mubadala justificou o pedido para tirar a Zamp do Novo Mercado com o argumento de que a listagem limita algumas das alternativas disponíveis para o financiamento e a expansão das atividades da companhia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre os planos em potencial, o fundo citou a captação de recursos no Brasil ou no exterior. Outra possibilidade é a combinação de negócios com outros players nacionais ou estrangeiros.

Ainda de acordo com o fundo, as regras do Novo Mercado limitam a captação de recursos por permitir apenas a emissão de ações com direito a voto. Além disso, elas restringem os tipos de operações societárias que a Zamp pode participar.

Acionistas questionaram o plano

Mas nem todos os acionistas digeriram bem o plano do fundo ligado ao Emirado de Abu Dhabi. A Mar Asset argumentou que o Mubadala poderia propor a migração da Zamp para o Nível 2 de governança da B3 em vez de ir para o segmento básico de listagem. Assim, a empresa poderia emitir ações preferenciais — uma das restrições atuais que o Mubadala apontou.

A gestora diz ainda que a listagem no Novo Mercado não impede a dona do Burger King no país de promover combinações de negócios com outras empresas nem de migrar para bolsas estrangeiras, como defende o Mubadala.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Junto com o questionamento, a Mar Asset conseguiu incluir outros itens na assembleia. Entre eles, a inclusão de uma cláusula de "pílula de veneno" (poison pill) no estatuto e a limitação de voto em temas específicos. Mas os acionistas rejeitaram as propostas ontem.

*Matéria atualizada com o fechamento das ações

Exit mobile version