RESUMO DO DIA: A semana que parecia não ter fim acabou, mas sem alívio nos mercados: o Ibovespa completou seis pregões consecutivos de queda.
O principal índice terminou o dia com baixa de 0,34%, aos 124.305 pontos. Na semana, o recuo acumulado foi de 3%.
Já o dólar à vista avançou 0,27% ante o real e fechou a R$ 5,16. Na semana, a moeda norte-americana subiu 1,29%,
O fim da semana da bolsa também trouxe uma conclusão para algo que mexeu com as cotações de uma das principais ações da B3 nos últimos dias: o ponto final no processo de transição do comando da Petrobras (PETR4), com a aprovação de Magda Chambriard como CEO e conselheira da estatal.
Os investidores repercutiram ainda as declarações do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Entre os destaques, ele afirmou que as expectativas de inflação têm subido bastante e que a percepção do mercado sobre a economia piorou com mudanças na meta fiscal pelo governo federal.
Além disso, a bolsa brasileira sofreu com menor liquidez no mercado local com o ajuste de posições antes do feriado nos Estados Unidos na segunda-feira (27).
A queda foi limitada, porém, pelo desempenho de Nova York, onde as bolsas reduziram as perdas da semana e a aversão ao risco com a perspectiva de juros elevados por mais tempos nos EUA ficou em segundo plano na véspera do feriado local.
Confira o que movimentou os mercados nesta sexta-feira (24):