RESUMO DO DIA: O Ibovespa até tentou romper o ciclo de quedas, mas a aversão ao risco dominou os investidores após dados econômicos mais fortes que o esperado nos Estados Unidos.
Pela quinta vez consecutiva, o principal índice da bolsa brasileira fechou em queda de 0,74%, aos 124.729 pontos. O dólar fechou próximo da estabilidade a R$ 5,15 no mercado à vista.
O apetite ao risco foi drenado pela divulgação de dados preliminares de atividade econômica (PMI, na sigla em inglês) da indústria e de serviços norte-americanos, que vieram acima das expectativas para abril. Os números foram publicados um dia após a ata da última reunião do Federal Reserve afirmar que os juros devem permanecer elevados por mais tempo.
Por aqui, os investidores continuaram sensíveis a quaisquer novidades sobre a transição de chefia da Petrobras (PETR4) e a expectativa pelo pagamento da outra metade dos dividendos extraordinários. Magda Chambriard deve assumir a presidência da estatal amanhã (24).
Nos EUA, Nasdaq renovou a máxima histórica intradiária com a reação ao balanço da Nvidia, um dos maiores nomes do ramo de Inteligência Artificial.
Confira o que movimentou os mercados nesta quinta-feira (23):