RESUMO DO DIA: Embora a tempestade que assombrou a semana não tenha se dissipado totalmente, o Ibovespa conseguiu emplacar a segunda alta consecutiva com apoio de Petrobras (PETR4) — que fez o índice reduzir as perdas dos últimos pregões.
O Ibovespa fechou com alta de 0,75%, aos 125.124 pontos. Na semana, o recuo foi de 0,65%.
Já o dólar voltou ao nível abaixo dos R$ 5,20 em movimento de ajuste. A moeda norte-americana terminou o dia a R$ 5,1994, com baixa de 0,97% no mercado à vista. Nos 5 últimos pregões, o dólar acumulou alta de 1,53%.
Por aqui, o cenário corporativo trouxe grandes destaques. A Petz confirmou a fusão com a Cobasi e em reação, PETZ3 avançou mais de 50% durante o pregão. Além disso, os credores da Oi aprovaram na madrugada o plano de recuperação judicial da companhia.
Há ainda a expectativa sobre o pagamento dos dividendos da Petrobras (PETR4) referentes ao quarto trimestre de 2023. O anúncio da distribuição dos proventos deve acontecer na próxima quinta-feira (25), quando acontece a assembleia geral de acionistas.
Lá fora, ataques retaliatório de Israel ao Irã concentraram as atenções, com o compromisso dos dois lados de que não haverá escalada de tensão no Oriente Médio. As incertezas sobre a trajetória dos juros nos Estados Unidos e balanços corporativos, como o da Netflix, movimentaram o pregão em Wall Street.
Confira o que movimentou os mercados nesta sexta-feira (19):