RESUMO DO DIA: O Ibovespa até tentou interromper o ciclo de quedas com o forte avanço do minério de ferro e a prévia do PIB, mas o tom negativo de Nova York falou mais alto e arrastou o principal índice da bolsa brasileira.
Com isso, o Ibovespa terminou o pregão em baixa de 0,17%, aos 124.171 pontos. O dólar corrigiu as altas recentes e fechou a R$ 5,2439, um recuo de 0,47% no mercado à vista.
Por aqui, o IBC-BR, considerado a prévia do PIB, avançou acima do esperado em fevereiro — o que impulsionou o principal índice da bolsa brasileira no início do pregão.
Ao longo do dia, os investidores acompanharam os discursos do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em eventos nos Estados Unidos.
Em destaque, Campos Neto afirmou que o BC "não tem medo de fazer o que é necessário" para a convergência da inflação à meta, o que elevou a incertezas sobre a redução do ritmo de cortes da taxa Selic.
Lá fora, a desaceleração da inflação na Zona do Euro aumentou as apostas de início do corte de juros pelo Banco Central Europeu em junho. Nos Estados Unidos, o recuo de Nvidia pressionou Wall Street.
Confira o que movimentou os mercados nesta quarta-feira (17):