RESUMO DO DIA: O Ibovespa terminou a sessão desta quinta-feira (29) em queda, mas conseguiu sustentar o patamar de 129 mil pontos.
Por aqui, a cautela com o rumo dos juros no Brasil e exterior pressionou as ações de bancos, que caíram em bloco na B3.
Com isso, o principal índice da bolsa brasileira fechou em baixa de 0,87%, aos 129.020 pontos. O dólar, por sua vez, registrou leve alta de 0,05% no mercado à vista, negociado a R$ 4,9725.
No campo das ações, os frigoríficos JBS (JBSS3) e Marfrig (MRFG3) avançaram, impulsionados pelo recuo no preço das commodities agrícolas, como os grãos de milho e soja.
Ainda na ponta positiva, os papéis mais cíclicos, como Petz (PETZ3) e Eztec (EZTC3), foram beneficiados pela queda dos juros futuros.
Já do lado negativo, o Pão de Açúcar (PCAR3) liderou as perdas, em uma realização dos lucros recentes da varejista na B3. A Ambev (ABEV3) também foi destaque de queda após o balanço do quarto trimestre de 2023.
No exterior, a divulgação da inflação nos Estados Unidos animou os investidores em Wall Street, levando as bolsas norte-americanas ao campo positivo no fim do pregão.
O índice de preços para gastos pessoais (PCE, na sigla em inglês) subiu 2,4% em janeiro na comparação com o mesmo mês de 2023, em linha com as expectativas do mercado. No comparativo mensal, o avanço foi de 0,3%.
Vale lembrar que esse é o indicador preferido do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) para balizar as decisões de política monetária no país.
Confira o que movimentou os mercados nesta quinta-feira (29):