RESUMO DO DIA: Diversos tons de verde tingiram a sessão da bolsa brasileira nesta terça-feira (27), que conseguiu escapar do ritmo de cautela do exterior e atingiu os 131 mil pontos.
Por aqui, o foco dos investidores esteve no IPCA-15, que subiu em fevereiro, mas menos do que estimavam os analistas de mercado. A prévia da inflação oficial avançou 0,78% em fevereiro, de 0,31% em janeiro. Já no acumulado em 12 meses, o indicador passou de 4,47% em janeiro para 4,49% agora.
A aceleração abaixo das expectativas impulsionou o otimismo local. Com isso, o Ibovespa subiu 1,61%, aos 131.689 pontos. Por sua vez, o dólar ampliou as perdas do dia anterior e recuou 0,97%, cotado a R$ 4,9330 no mercado à vista.
Por aqui, o Pão de Açúcar (PCAR3) liderou os ganhos da B3, com um avanço de quase 13%. O GPA reagiu à notícia de que o Casino — controlador da empresa — teve seu plano de reestruturação aprovado pelo Tribunal de Paris, afastando as nuvens de calote da varejista francesa.
A Vale (VALE3) também registrou alta robusta de 2,7% na bolsa brasileira, acompanhando a valorização do minério de ferro em Dalian.
No campo negativo, a Sabesp (SBSP3) esteve em destaque no bloco de perdas do Ibovespa, a -1%, em uma realização de lucros recentes e em meio à notícia de que deputados do PT entraram com uma ação popular contra o governo de São Paulo para suspender a consulta pública sobre a privatização da empresa de saneamento.
Lá fora, os investidores voltaram seus olhos para as falas de membros do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) para novas sinalizações de decisões de política monetária nos EUA.
A diretora do Fed, Michelle Bowman, alertou que reduzir os juros cedo demais pode resultar em novas altas no futuro diante dos diversos riscos geopolíticos e econômicos no radar.
Wall Street teve uma sessão morna, em compasso de espera dos próximos passos do Fed. Vale lembrar que nesta semana será divulgado o PCE, o índice de inflação preferido do banco central norte-americano para balizar a decisão sobre juros.
Confira o que movimentou os mercados nesta segunda-feira (26):