RESUMO DO DIA: O otimismo dos mercados internacionais contagiou a bolsa brasileira nesta quinta-feira (21) — e tudo por conta do balanço da Nvidia.
Com a ajuda da gigante dos chips de inteligência artificial, o Ibovespa pegou o embalo de Nova York e encerrou o dia em alta de 0,16%, aos 130.240 pontos. Enquanto isso, o dólar subiu 0,30%, negociado a R$ 4,9530 no mercado à vista.
Na B3, as ações das varejistas foram destaque de alta na sessão, com o Magazine Luiza (MGLU3) puxando a fila de ganhos, com alta de 6,63%.
Já no campo negativo, o Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) liderou as quedas, com recuo de 5,39%, após o balanço do quarto trimestre de 2023, refletindo as incertezas do mercado sobre uma recuperação mais concreta da empresa.
As ações da Weg (WEGE3) também registraram forte queda de 3,14%, em realização de lucros após os fortes ganhos da sessão passada.
Lá fora, a Nvidia surpreendeu mais uma vez com os números operacionais do quarto trimestre de 2023 e disparou mais de 16% em Wall Street.
Os ganhos da companhia ainda impulsionaram os papéis de outras empresas do setor de tecnologia, levando os índices de ações norte-americanos Nasdaq e S&P 500 a recordes nesta tarde.
Já na Europa, os resultados corporativos conseguiram ofuscar os sinais de cautela e mantiveram as bolsas no azul mesmo depois de o Banco Central Europeu (BCE) publicar a ata da última reunião de política monetária, que veio em um tom mais duro que o esperado pelo mercado.
Confira o que movimentou os mercados nesta quinta-feira (22):