RESUMO DO DIA: Após um fechamento no vermelho no "meio-pregão" da volta do Carnaval, o Ibovespa ensaiou uma recuperação e subiu nesta quinta-feira com o apoio das ações da Petrobras (PETR4) e do exterior positivo.
O principal índice acionário da bolsa brasileira avançou 0,62%, aos 127.804 pontos. Já o dólar comercial fechou em leve queda de 0,07%, a R$ 4,9686.
Em Nova York, os índices subiram e o S&P 500 quebrou um novo recorde de fechamento após dados do varejo e da indústria ficarem abaixo do esperado, o que estimula apostas na queda dos juros.
O Nasdaq, por outro lado, passou boa parte do pregão no vermelho em meio à queda de vários nomes importantes entre as big techs, como Alphabet (Google), Amazon, Microsoft e Apple. Mas o índice de tecnologia recuperou-se perto do final da sessão e também registrou alta hoje.
Já na Europa, houve um avanço impulsionado pela temporada de balanços. A bolsa de Londres, por exemplo, fechou em alta mesmo após dados mostrarem que a economia britânica terminou 2023 entrando em recessão técnica, com uma queda de 0,3% do PIB no quarto trimestre.
Confira o que movimentou os mercados nesta quinta-feira (15):