RESUMO DO DIA: A bolsa brasileira começou a semana na contramão do desempenho dos índices internacionais à espera de novos dados econômicos e decisões de política monetária.
O Ibovespa fechou o pregão em baixa de 0,81%, aos 126.601 pontos. Já o dólar avançou a R$ 4,9873 (+1,23%) no mercado à vista.
Por aqui, a agenda foi esvaziada. O destaque do dia foi o anúncio de programa de neoindustrialização por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A nova política industrial trouxe cautela ao mercado acionário local sobre o cenário fiscal.
Lá fora, a semana começou mais agitada, com decisões de política monetária nas economias asiáticas e na Europa.
A China manteve os juros inalterados. Há a expectativa para as reuniões do BoJ (Banco do Japão) e do BCE (Banco Central Europeu).
Nos Estados Unidos, o S&P 500 e p Dow Jones renovaram recordes intraday logo após a abertura, com a perspectiva de que a economia norte-americana terá um "pouso suave" (soft landing). Os investidores aguardam a leitura final do PIB de 2023 e o Índice de Preços para Despesas com Consumo Pessoal (PCE), indicador de inflação preferido do Federal Reserve (Fed), de dezembro.
Confira o que movimentou os mercados nesta segunda-feira (22):