Site icon Seu Dinheiro

B3 volta ao horário normal em março com início do horário de verão nos Estados Unidos

Fachada da sede da B3, em São Paulo; o calendário de balanços do Seu Dinheiro concentra as empresas negociadas em bolsa

Sede da B3, localizada em São Paulo

Com o início do horário de verão nos Estados Unidos, a B3 volta a acertar os ponteiros do relógio e retoma as negociações em período normal. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Então, a partir de 11 de março, a abertura da bolsa de valores brasileira continua às 10h (horário de Brasília), mas volta a encerrar às 17h (horário de Brasília). 

O Ibovespa estava operando em horário estendido desde novembro do ano passado, das 10h às 17h55, conforme ajuste ao horário de verão nos Estados Unidos e no Canadá.

Além do mercado à vista, os mercados fracionário e de opções voltam a operar no período normal, com sete horas de pregão. O mercado a termo, por sua vez, deve seguir as negociações até 17h25. 

Por fim, o after market — período de negociações que ocorre fora do horário regular do pregão — volta a funcionar das 17h30 às 18 horas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mudanças no mercado futuro

Enquanto o mercado à vista volta ao período normal, a B3 manterá a negociação dos mercados futuros no horário ampliado a partir de 11 de março. 

Ou seja, os contratos e minicontratos futuros de Ibovespa (IND e WIN, respectivamente) continuam a ser operados até as 18h25. Já os contratos e minicontratos futuros de dólar comercial (DOL e WDO) podem ser negociados até as 18h30. 

Antes do ajuste aos relógios norte-americanos, os derivativos ligados ao Ibovespa encerravam a negociação às 17h55 e os ligados ao dólar, às 18h entre março e novembro. 

Segundo a B3, o objetivo da mudança “integra os esforços para facilitar o acesso ao mercado de capitais”. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que, na semana passada, a bolsa de valores brasileira anunciou estudos para o funcionamento do “pregão noturno”, envolvendo, principalmente, a negociação de contratos futuros de bitcoin (BTC).

Assim, a B3 planeja lançar um “mercado noturno”, operando entre 18h30 e 21h45, oferecendo aos investidores a oportunidade de negociar ativos após o horário convencional de funcionamento, que acontece das 10h às 18 horas.

Por que a B3 muda o horário de negociação entre novembro e março? 

O horário de funcionamento da B3 segue o relógio de Wall Street e, por isso, também é ajustado conforme os eventos dos Estados Unidos — como, por exemplo, o horário de verão no hemisfério norte. 

A adaptação, em linhas gerais, acontece por que a principal moeda de negociação de ativos do mercado é o dólar — tendo em vista que os Estados Unidos são a maior economia do mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, desde que o horário de verão foi extinto no Brasil, em 2019, a B3 vem estendendo o horário de funcionamento por uma hora durante os meses de novembro a março, com abertura dos negócios às 10h e fechamento às 17h55.

Nos Estados Unidos, o horário de verão começa sempre no segundo domingo de março e termina no primeiro domingo de novembro.

Exit mobile version