Site icon Seu Dinheiro

Auren (AURE3) fica de fora da segunda prévia do Ibovespa, que agora conta com a entrada de apenas uma ação

Tela de cotações da as ações da bolsa Ibovespa mercados

Tela de cotações

Depois de aparecerem entre as novidades da próxima carteira do Ibovespa, as ações da Auren (AURE3) perderam a energia e ficaram de fora da segunda prévia do índice que valerá a partir de maio. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desse modo, apenas uma empresa  — que já estava na primeira prévia  — deve ingressar no Ibovespa entre maio e agosto, ainda de acordo com a segunda prévia. 

Mesmo com queda de quase 36% desde o início do ano e a turbulência recente no alto escalão da companhia, a Vivara (VIVA3) manteve o brilho e se manteve como única novidade para compor a carteira do Ibovespa.   

Assim como na primeira prévia, a B3 não trouxe nenhum rebaixamento. Ou seja, todos os demais papéis que compõem a carteira mantiveram seus lugares no principal índice da bolsa. 

Vale lembrar que a B3 não leva em conta o desempenho das ações para incluir ou excluir ações na carteira do Ibovespa e em outros índices setoriais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que vale no cálculo das ações elegíveis são critérios como o volume de negociação, além do status da empresa — companhias em recuperação judicial ou cujo preço dos ativos é inferior a R$ 1,00 não são elegíveis, por exemplo. 

O rebalanceamento da carteira teórica acontece a cada quatro meses. Vale lembrar que a B3 ainda divulga mais uma prévia do Ibovespa em 2 de maio. Ou seja, a Auren ainda tem chances de aparecer entre as ações da próxima carteira do índice.

Vale (VALE3) mantém o reinado no Ibovespa

Apesar das mudanças entre as prévias da carteira, quando se olha para a parte de cima da tabela, pouca coisa deve mudar no Ibovespa em relação à carteira vigente. 

As ações da Vale (VALE3) seguem na liderança como as de maior peso no índice, seguidas por Petrobras, Itaú Unibanco e Banco do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em destaque, os papéis da BRF (BRFS3) devem perder metade da participação no Ibovespa na comparação entre a segunda prévia e a carteira do dia. Hoje, o frigorífico ocupa a 21ª posição e, se tudo se confirmar, deve cair para o 41º lugar.   

Confira a seguir o top 10 em participação na nova carteira — esse dez ativos, somados, respondem por 50% do Ibovespa: 

  1. Vale ON (VALE3): 13,031%
  2. Petrobras PN (PETR4): 8,523%
  3. Itaú Unibanco PN (ITUB4): 6,948%
  4. Petrobras ON (PETR3): 4,506%
  5. Banco do Brasil ON (BBAS3): 3,809%
  6. Eletrobras ON (ELET3): 3,574%
  7. Bradesco PN (BBDC4): 3,414%
  8. B3 ON (B3SA3): 3,0,54%
  9. Weg ON (WEGE3): 2,648%
  10. Itaúsa PN (ITSA3): 2,569% 
Exit mobile version